metropoles.com

Julgamento sobre drogas no STF deve ter novo pedido de vista

Mesmo com voto de Mendonça, avaliação é que tema não está maduro o suficiente para ser definido neste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/SCO/STF
Plenário do STF
1 de 1 Plenário do STF - Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

O julgamento no Supremo Tribunal Federal que trata da descriminalização de drogas para o uso pessoal deve ter novo pedido de vista nesta quarta-feira (6/3). A Corte espera voto contrário do ministro André Mendonça, que acompanhará o ministro Cristiano Zanin, além de novo pedido de análise por parte de algum ministro que ainda não tenha votado. 

O possível adiamento fará com que a definição do tema fique para daqui a 90 dias, quando se cessa o período que um ministro tem para analisar o caso quando pede vista. No entanto, cabe ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a escolha da nova data de julgamento.

Barroso deve postergar o tema para depois das eleições, em outubro. Para interlocutores da Corte, o tema não está maduro o suficiente para ser debatido neste ano. Há também o temor de que o julgamento, bem como sua viabilidade de descriminalizar a maconha, possa criar ruído ainda maior com o Congresso Nacional. Pelo menos três projetos que limitam os poderes dos juízes do STF estão caminhando nas duas casas. 

Também nesta quarta está prevista a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o uso, o porte e a posse de todas as drogas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

A pauta é em reação ao julgamento do Supremo. O senador Efraim Filho (União Brasil-PB), relator da PEC, disse que cabe ao Congresso definir sobre o tema, e não ao STF. “Há ativismo judicial”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?