Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

Governo não quer CPI do 8 de janeiro agora que STF julga terroristas

Palácio do Planalto escalou seus líderes para convencer deputados a retirarem assinaturas, mas não está fácil

18/04/2023 10:00
Compartilhar notícia
Governo não quer CPI do 8 de janeiro agora que STF julga terroristas
Governo não quer CPI do 8 de janeiro agora que STF julga terroristas

Está prevista para essa terça-feira, na sessão do Congresso Nacional,  a leitura da instalação da CPMI que irá investigar os atos do 8 de janeiro, mas que está sendo proposta pela oposição.

Os opositores correm para a instalação da comissão nessa semana para também “concorrer” com o início do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) dos envolvidos nos atos terroristas do início do ano, tudo que o Palácio do Planalto não quer.

Os líderes governistas acreditam que uma semana é suficiente para que pelo menos entre 5 a 10 deputados retirem seus apoios à instalação dessa comissão de investigação.

A essa altura, não será fácil, mas o Palácio do Planalto quer insistir. São alvos dos governistas parlamentares do PP, União Brasil, Republicanos, MDB e PSD, signatários do pedido de CPMI.

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou ontem que irá tentar adiar a sessão do Congresso desta terça para semana que vem. Difícil que consiga.

Outro apelo do governo está sendo feito ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que use seu peso e poder de  convencimento e ajude a demover os parlamentares em não apoiarem a criação dessa CPMI.

Para o governo, que logo após os atos terroristas defendeu uma CPI, essa comissão agora irá atrapalhar seus planos, que são de se concentrar em matérias relevantes para o Palácio do Planalto, como a votação do novo arcabouço fiscal, o projeto das fake news e também a reforma tributária.