metropoles.com

Governo não apoia e não vai patrocinar CPI da Abin

Avaliação é que investigação pode pingar em integrantes da agência que ainda fazem parte do governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Lula
1 de 1 Lula - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-2"></div></div></p>

O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) prometeu, para a volta do recesso parlamentar, a retomada de coleta de assinaturas para a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investigue o suposto esquema de espionagem ilegal da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra autoridades e adversários políticos de Jair Bolsonaro (PL).

O deputado começou a coletar assinaturas ainda em outubro, quando a primeira fase da operação Primeira Milha ocorreu. Agora, com o assunto quente e alcançando o ex-diretor da Abin e atual deputado federal, Alexandre Ramagem (PL-RJ), Alencar quer apoio para a investigação na Câmara.

Mas se depender do governo, o deputado pode abandonar os planos. Lula (PT) e seus auxiliares não querem uma investigação (mais uma) acerca de órgãos do Palácio do Planalto. A avaliação é que a Polícia Federal (PF) é capaz o suficiente para prosseguir com as apurações independentemente. 

Há também o censo de que a bancada governista tem outras prioridades para o Congresso no corrente ano, como as leis complementares da reforma tributária e sua segunda fase.

Até agora, Chico Alencar só tem 16 assinaturas para a CPI —são necessárias ao menos 171.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?