metropoles.com

Flávio Dino entra em campo e rebate pressão dos EUA sobre o STF

Em meio a crise, Flávio Dino manda recado a embaixada dos EUA e defende a autonomia do STF

atualizado

Compartilhar notícia

O minsitro Flavio Dino: decisão desobriga sindicalista a falar na CPMI do INSS
1 de 1 O minsitro Flavio Dino: decisão desobriga sindicalista a falar na CPMI do INSS - Foto: null

A tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, intensificada pela postura do governo americano em relação às investigações do Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou um novo capítulo com a reação firme de Flávio Dino.

O ministro se manifestou publicamente em 8 de agosto de 2025, após a embaixada americana criticar a atuação da Corte, especialmente a do ministro Alexandre de Moraes, no inquérito do golpe.

Essa pressão do presidente Donald Trump, que tenta influenciar o andamento de processos judiciais contra ex-presidente Jair Bolsonaro, inclui a ameaça de novas sanções a ministros do STF e a imposição de tarifas a produtos brasileiros.

Diante do que o Itamaraty considerou uma “clara ingerência” em assuntos internos, Dino usou as redes sociais para defender a soberania do país.

“Não se inclui nas atribuições da embaixada de nenhum país estrangeiro avisar ou monitorar o que um magistrado do Supremo Tribunal Federal ou de qualquer outro tribunal brasileiro deve fazer”, publicou o ministro

A declaração, com o peso de um recado diplomático, reforça a posição do Brasil de defender a independência de suas instituições, mesmo diante da escalada de tensões internacionais.

Para entender em detalhes em que capítulo estamos da crise diplomática e a pressão externa sobre o judiciário, Confira trecho abaixo do programa do Noblat:

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?