metropoles.com

Fiasco com Bolsonaro, governo quer criar carteira única de identidade

Bolsonaro criou decreto em fevereiro de 2022 e documento deveria entrar em vigor em março agora, mas não andou no ano eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Geraldo Magela/Agência Senado
Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso
1 de 1 Imagem colorida da economista Esther Dweck é cotada para Ministério do Planejamento de Lula concurso - Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O governo Lula irá retomar a iniciativa de criar o documento  único de carteira de identidade em todo o país. O número usado para o registro nacional será o do CPF. Em fevereiro do ano passado, Jair Bolsonaro assinou decreto com essa previsão e o documento entraria em vigor a partir de 6 de março deste ano. 

Mas, com o ano eleitoral, essa proposta, que estava ligada ao Ministério da Justiça, não avançou. Agora, a responsabilidade para a implementação dessa carteira única de identidade será transferida para o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, da ministra Esther Dweck.

Lula irá assinar um decreto transferindo a missão para essa pasta e também irá alterar a data para a implementação do documento, passando para dezembro deste ano.

Quando anunciou a criação do documento, Bolsonaro anunciou que sua expedição seria gratuita. O entendimento é que esse documento único será mais seguro devido à possibilidade de validação eletrônica de autenticidade por QR Code. O cidadão poderá ter acesso ao documento também pelo acesso à plataforma Gov.br.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?