metropoles.com

Embaixada do Brasil na Ucrânia recebe e-mail com ameaça a funcionários

Mensagem enviada em português acusa Brasil de ter posição anti-ucraniana e recomenda que servidores deixem Kiev “enquanto estiverem vivos”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. Vê-se em primeiro plano o lago e ao fundo o prédio - Metrópoles. Ministério das Relações Exteriores do Brasil
1 de 1 Palácio do Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. Vê-se em primeiro plano o lago e ao fundo o prédio - Metrópoles. Ministério das Relações Exteriores do Brasil - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Itamaraty está preocupado e às voltas com uma mensagem, um email, enviado à embaixada brasileira em Kiev, na Ucrânia.

O texto, em português, tem quatro linhas e faz ameaça a funcionários da embaixada em função da posição do governo de Jair Bolsonaro no conflito, que entende, o remetente, ser “anti-ucraniana”.

O email ataca a decisão dos países do Mercosul em vetar a participação do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no encontro de líderes desse bloco da América do Sul, que ocorreu em 21 de julho. 

Não houve consenso entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A mensagem classifica essa decisão do Mercosul de “vergonhosa” e atribui ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com sua “posição anti-ucraniana”, o veto a Zelensky.

E ameaça:

“Todos os funcionários da embaixada brasileira (na Ucrânia) são incluídos nas listas de alvos de remoção física. Vocês devem abandonar o território da Ucrânia enquanto estiverem vivos e poderem fazê-lo sem ajuda externa” – diz o texto, que encerra de forma dura:

“Saia da Ucrânia, narcomáfica sulamericana”.

Em entrevista à TV Globo, exibida na semana passada, Zelensky criticou o governo Bolsonaro por sua neutralidade na guerra.

“Não acho que uma pessoa pode ser neutra quando há uma guerra no mundo” – disse o presidente ucraniano à emissora.

“Se alguém capturar sua terra, matar seu povo, estuprar suas mulheres, torturar suas crianças, como posso dizer que sou neutro?” completou Zelensky.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?