Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Foto de Blog do Noblat
Coluna Blog do Noblat
Blog do Noblat - 22 anos

O que os militares faziam na aplicação do Enem em uma escola gaúcha

Depoimento de uma estudante da cidade de Canoas sobre sua apreensão na hora de fazer a prova

22/11/2021 15:00, atualizado 23/11/2021 00:49
Divulgação
Enem 2021

Meu nome é Helena. Ou melhor: por razões que todos compreenderão, assim prefiro assinar este depoimento. Fiz, ontem, a prova do Enem na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, no prédio 15 da Universidade La Salle, não tão distante da minha casa.

Vi militares no corredor do prédio. Inicialmente eles foram entregar as provas e estavam fardados. Depois ficaram na entrada das salas do corredor. Ao longo da prova, entravam nas salas e saíam. Antigamente, a tarefa era dos fiscais das provas.

Eles tinham uma atitude intimidadora, possuíam pistolas na cintura e passavam as mãos nas armas enquanto olhavam pra gente. Tinham rostos jovens, pareciam bem novos. Os fiscais não sabiam que eles estariam ali.

Disseram que vão conversar com alguma autoridade a respeito. As provas que recebemos, eu e mais 4 pessoas na sala, estavam com a tinta fraca e tiveram que ser trocadas. Isso nunca tinha acontecido comigo, já fiz o Enem várias vezes.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Os militares perguntavam na entrada da sala que curso queríamos fazer, e debochavam de quem respondia que queria cursar História. Fiquei apreensiva e não quis ir ao banheiro quando precisei, pois não sabia se eles acompanhariam a gente ou se seriam os fiscais.

Confesso que não vi militares em outras partes do prédio nem em outros corredores, mas esses dois andavam pelas salas da universidade. Os fiscais falaram com a gente sobre a presença deles e os colegas falaram que era um absurdo, também surpresos com a situação.