metropoles.com

Estado Democrático de Direito se aprende na escola (por Paulo Baía)

O professor e ministro do STF Luiz Roberto Barroso demonstrou, mais uma vez, a segurança das urnas eletrônicas

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Luís Roberto Barroso desmentiu fake news que têm viralizado sobre ele
1 de 1 Luís Roberto Barroso desmentiu fake news que têm viralizado sobre ele - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O dia 22 de agosto de 2022 fica marcado pela realização de mais um evento do projeto Cidadania nas Escolas, concebido pelo Vereador Miguel Alencar, da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, em parceria com a Escola de Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Em 22/08 aconteceu a terceira edição, com palestra de um representante da mais alta corte do Poder Judiciário Brasileiro. Luís Roberto Barroso deixou os grandes auditórios do território nacional para falar em um pequeno auditório em sintonia com a realidade social e política brasileira, em um município de porte médio no interior do RJ para jovens pobres de escolas públicas.

É o que podemos chamar de processo efetivo de educação para a cidadania para crianças, jovens e suas famílias. Uma ação que dá concretude e visibilidade ao que é de fato um Estado Democrático de Direito na vida do dia-a-dia. A palestra sobre Cidadania e o Processo Eleitoral acontece no momento em que as eleições em processo político e social de construção eleitoral são atacadas de forma vil pelos inimigos da Democracia.

Participaram o professor Luís Roberto Barroso, o promotor de justiça do MP/RJ André Navega, Miguel Alencar, presidente da Câmara dos Vereadores de Cabo Frio, o intelectual e cineasta Milton Alencar, diretor do documentário “21, mão na cabeça”, retratando a Chacina de Vigário Geral em 1993 com minuciosa dramaticidade. Portanto, o projeto Cidadania nas Escolas não é um projeto burocrático e jurídico, é um projeto de densidade intelectual, social, política e cívica. A palestra do dia 22/08 foi focada no processo de eleições gerais em 2022, sua lisura, seu caráter transparente e auditável, que forças nostálgicas da ditadura, que apostam contra a democracia, colocam em dúvida.

O professor e ministro do STF Luiz Roberto Barroso demonstrou, mais uma vez, a segurança das urnas eletrônicas, do processo de realização das eleições e do processo de contabilização dos votos, de maneira transparente e fiscalizada por dezenas do observadores internacionais e nacionais, fiscalizada pela imprensa livre do Brasil e do mundo.

Mais uma vez o TSE e o TSF se expõem para a sociedade civil, para suas crianças e jovens pobres da rede municipal de ensino e educação, para que eles, no dia-a-dia de uma cidade do interior, possam avaliar e acompanhar o processo eleitoral brasileiro.

A palestra teve o apoio decisivo do Prefeito de Cabo Frio José Bonifácio, um velho caminhante da cidadania democrática, um democrata que aposta na qualidade do ensino, um ensino que traz o direito e a constituição traduzida para a linguagem comum, para jovens, adultos e crianças.

Um salve, salve para Cabo Frio, para o vereador Miguel Alencar, para a professora Elicéa da Silveira, para o promotor de justiça do MP/RJ André Navega, para o desembargador José Muiños Piñeiros Filho, para o prefeito José Bonifácio!

 

*Sociólogo, cientista político, técnico em estatística e professor da UFRJ.

Compartilhar notícia