metropoles.com

A PEC Eleitoral, a encruzilhada da oposição e a corrida contra o tempo

Semana pode ser das mais decisivas para o futuro das eleições: governo vai correr para aprovar e opositores vão correr para adiar

atualizado

Compartilhar notícia

Guilherme Prímola/Metrópoles
lula e bolsonaro
1 de 1 lula e bolsonaro - Foto: Guilherme Prímola/Metrópoles

A semana que começa hoje não tem cara, mas pode ser das mais decisivas para o governo e, por que não dizer, e também para o futuro das eleições.

A PEC 01 de 2022, batizada de nomes diversos, como PEC Eleitoral e PEC Kamikaze, entra na pauta da Câmara. Já há um roteiro traçado por Arthur Lira (PP-AL) para aprovar essa semana. Tem voto, adquiridos pela dinheirama do orçamento secreto, para aprová-la.

A oposição, muito especial o PT, se vê numa encruzilhada. A bancada de 56 deputados está reflexiva, é o termo devido, sobre o que fazer. Tendência é votar a favor e com votos de todos, como sempre funcionou no partido. Decisão tomada pela maioria é acompanhada de forma unânime. 

Os líderes do PT, a partir de Lula, bateram na PEC. O presidenciável chamou da PEC da “compra de voto” para  Bolsonaro. Mas os petistas também da Câmara, como fizeram seus senadores, deverão votar a favor também.

O que resta então ao PT e à oposição? Tentar protelar ao máximo a ida do texto ao plenário. Quase impossível. O partido vota a favor, mas quer ver seus efeitos demorarem a cair nas contas do povo. Quanto mais perto do dia 2 de outubro isso ocorrer,  melhor.

A emenda constitucional prevê auxílios e benefícios que já vão ser pagos ainda em julho, quando promulgada, e outras só a partir de agosto. Uma semana nesse calendário pode ajudar. É o que o PT quer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?