Conheça os benefícios de tomar um bom banho frio

Prática pode aumentar a fertilidade, a testosterona e o metabolismo e servir para ajudar na queima de gordura marrom

PixabayPixabay

atualizado 29/07/2019 20:47

Falar de banho frio no inverno é quase uma covardia, não é mesmo? Mas não posso deixar de trazer a conhecimento os inúmeros e comprovados benefícios de se optar por ele.

Particularmente, eu amo uma cachoeira. Aquela água gelada instantaneamente aumenta minha serotonina e eu fico feliz da vida, além de muito relaxada. Além disso, desde pequena me acostumei a tomar uma ducha gelada no último minuto do meu banho, principalmente para deixar meu cabelo mais brilhoso. Já experimentou?

O banho gelado é uma prática conhecida há milhares de anos e um de seus defensores era Hipócrates, que “receitava” o banho para cura de muitos males.

Escutando um podcast do Dr Duprat (@dr_duprat), em que ele fala sobre o que aprendeu depois de 250 banhos gelados, pude aprender ainda mais sobre essa prática que requer coragem.. rsrsrs.

Entre os benefícios, tem o comprovado aumento da imunidade e o estímulo à vascularização, ou seja, faz uma ginástica na musculatura dos nossos vasos sanguíneos, vasodilatando reativamente, renovando as células. Mas atenção:

Segundo o prof. Dr. Kasuo Miyake, cirurgião vascular que participou do podcast, o banho é indicado para quem tem uma circulação saudável. Ele contraindica, para quem tem problemas de circulação, expor principalmente as pernas e as extremidades ao frio e ao calor, pois o sangue distribui a temperatura pelo corpo e as células podem morrer mais facilmente.

Voltando aos benefícios, a prática pode aumentar a fertilidade, a testosterona e o metabolismo e pode servir para ajudar na queima de gordura marrom.

Pele e cabelo
Em relação à pele e ao cabelo, por experiência própria, posso garantir: a água fria conserva a gordura natural que ajuda a protegê-los, evitando a desidratação e sensibilidade deles.

Além disso, o banho gelado nos desperta e nos deixa alertas, ao contrário do banho quente, pois aumenta a dopamina e a noradrenalina, ativando o sistema nervoso simpático e logo depois vem o relaxamento.

Inclusive em relação a isso, é muito mais interessante um banho frio do que um banho quente antes de dormir, ao contrário do que muitos pensam, justamente por causa desse relaxamento, melhorando a qualidade do sono e também melhora os níveis de estresse, pois reduz o cortisol.

Recuperação muscular
O banho frio ajuda a recuperar os músculos e ajuda a ter menos dor, como uma sensação de dormência; aumenta a consciência sobre a respiração, pois nos deixa ofegantes, aumentando nosso batimento cardíaco e o interessante é que consiste em controlar essa condição, treinando a mente para inúmeros acontecimentos e reações fisiológicas, como estresse.

Por fim, a água fria funciona como um neutralizador do nosso corpo sutil, da nossa energia. Como diz o Dr. Duprat, é como se déssemos um “reset” no nosso campo vibratório.

E aí, se convenceu?

Últimas notícias