*
 

Você conhece o Konjac? Trata-se de uma planta medicinal originária do Japão e da Indonésia, aparentemente parecida com a batata, mas isenta de carboidratos e calorias, que traz muitos benefícios. Suas raízes são utilizadas como remédio caseiro para emagrecer e também ajudam a abaixar o colesterol e triglicerídeos. Além disso, combate a prisão de ventre e mantém os níveis de glicose do sangue mais baixos.

Tudo isso porque, nele, está presente uma fibra não digerível, chamada glucomanano. Esse composto tem a capacidade de absorver grandes quantidades de água, formando uma massa gelatinosa, preenchendo o estômago e dando a sensação de saciedade.

O Konjac já era comercializado em forma de cápsulas, mas, recentemente descobri que, aqui no Brasil, conseguimos comprá-lo na forma de macarrão e arroz. Apreciado pelos asiáticos por mais de 2 mil anos, o produto é isento de glúten, sódio e gorduras. É orgânico e tem baixíssima caloria. Perfeito para quem está querendo perder uns quilos, mas não abre mão de uma massa.

Ele pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e na internet em forma de espaguete, fetuccine, noodles, penne, massa para lasanha, cabelo de anjo e arroz. Eu experimentei e adorei. Não tem a mesma textura do macarrão tradicional, mas substitui bem. E, se pensar que 100g de espaguete possui 157kcal, e o de Konjac, apenas 10kcal, fica mais fácil ainda cair de amores. O item não tem sabor, portanto, os alimentos e molhos a serem utilizados com ele serão os responsáveis por deixar o prato apetitoso.

O macarrão ou o arroz Konjac (como é chamado) não tem muitos nutrientes. É importante combiná-lo com outros alimentos que forneçam as vitaminas e os minerais necessários ao organismo. Além disso, é isento de carboidratos, tornando essencial a inclusão de alguma comida dessa categoria para evitar baixas na energia.

É uma dica realmente perfeita para o dia a dia e sacia aquela vontade louca de devorar um prato de macarrão que todos nós temos de vez em quando.

 

 

COMENTE

SaúdedietaBem-estarmacarrãokonjac
comunicar erro à redação

Leia mais: Vivianne