Você realmente sabe usar a máquina de lavar roupas? Veja cinco dicas úteis

Os cuidados otimizam a lavagem das roupas e garantem a vida útil do eletrodoméstico

atualizado 09/06/2020 16:48

maquinas de lavarGratisography/Pexels/Reprodução

A máquina de lavar roupas é uma forte aliada na limpeza da casa, sobretudo devido à economia de tempo e a praticidade.

Durante a pandemia de coronavírus, os cuidados corretos com a higienização do eletrodoméstico são de extrema importância para a preservação da saúde e, também, da vida útil das roupas, lençóis e toalhas de banho, entre outros itens.

O uso do aparelho pode ser otimizado com dicas simples. Confira cinco sugestões e aprenda a usar sua máquina da melhor maneira:

Separação das roupas

A primeira parte da higienização das roupas é separar por cor, categoria e tecido. Isso ajuda a manter a qualidade dos itens. Por exemplo, separar roupas coloridas das brancas, roupas de cama das de banho ou tecido de algodão de jeans. Outro ponto de atenção são as roupas muito sujas, que exigem programas de lavagem mais intensos e devem ser lavadas separadamente.

Respeito à capacidade máxima da máquina

Cada máquina de lavar possui um limite de peso, que deve ser respeitado para que o eletrodoméstico não exceda a capacidade e acabe com problemas no motor. Além disso, é preciso dar espaço para que as roupas possam se “agitar” de forma adequada durante o processo, o que leva a uma melhor higienização.

Nível de água

Assim como a capacidade máxima, o nível de água auxilia no funcionamento do equipamento. A quantidade de água na ser utilizada deve ser escolhida com base na quantidade de roupas a ser lavada, para não pesar a máquina e prejudicar o motor. Não exagere e nem economize demais.

0

O ciclo certo e as instruções do fabricante

Cada roupa possui um modo correto de lavagem, que vem indicada na etiqueta por símbolos. Definido isso, para otimizar ainda mais a higienização, utilize os ciclos disponíveis na lavadora de acordo com o grau de sujeira e o tipo de roupa. O tempo de agitação, enxágue e centrifugação diferem entre os ciclos e melhoram a limpeza.

Secagem das roupas

As roupas devem ser estendidas preferencialmente na sombra, que não enrijece as fibras. Máquinas que oferecem secadora economizam ainda mais o tempo.

As dicas são da Brastemp e da Consul.

Últimas notícias