Fim dos ácaros e manchas! Aprenda como lavar roupa de cama e travesseiros

Especialistas afirmam que a lavagem tem que ser feita regularmente e de acordo com as instruções do fabricante

atualizado 08/06/2020 11:52

travesseirosZachary Keimig/Unplash

A higienização correta da roupa de cama e dos travesseiros garante conforto nas noites de sono e elimina a possibilidade de doenças causadas por ácaros, como rinite, asma alérgica, dermatite atópica, conjuntivite, blefarite e escabiose. A lavagem tem que ser feita regularmente e de acordo com as instruções do fabricante, presente na etiqueta do produto.

Lençóis, fronhas e cobertores podem ser higienizados na máquina de lavar. De acordo com a personal organizer Carol Barimacker, não se deve misturar roupas de cama com outros tipos, como as de banho ou de uso pessoal. Também é preciso separar por cor e utilizar sabão líquido em peças mais pesadas, caso dos edredons. “Se for o sabão em pó, pode ficar algum resíduo e acabar manchando aquela região”, ensina.

Junto ao sabão, Carol aconselha colocar uma medida de bicarbonato de sódio para potencializar a limpeza. “Ao invés do amaciante, uso a mesma quantidade de vinagre de álcool, porque ajuda a enrijecer a fibra do tecido e o deixa mais macio. Se forem roupas claras, sempre adiciono uma tampinha de álcool, porque ajuda a manter a cor do tecido”, disse.

Em relação à lavagem dos travesseiros, é de suma importância recorrer ao que o fabricante sugere. Se a etiqueta se descolou ou não é ilegível, pode significar que chegou ao fim o prazo de validade, que na maioria dos casos é de até dois anos.

Trocar de travesseiro na data correta também diminui a proliferação de ácaros e melhora a qualidade do sono, tendo em vista os males causados por esses microorganismos.

A maioria dos travesseiros podem ser lavados com água e sabão e na máquina de lavar, um de cada vez, dependendo do tamanho, para não danificar o material. Ao estender no varal, o correto é deixar sob um lugar plano, e não pendurar de forma vertical.

Além da máquina, outra opção é higienização a seco com bicarbonato de sódio. De acordo com Valéria Albernaz, personal organizer desde 2011, a receita também serve para limpeza de colchões, com aumento do tempo de aplicação, para eliminar todos os ácaros.

“Primeiro, polvilhe o bicarbonato em um lado do travesseiro e deixe agir por uma hora. Depois, vire o travesseiro e repita o processo. Por fim, passe o aspirador de pó para tirar os ácaros e as sujeiras que caem da pele durante o sono”, garante Valéria.

Os travesseiros e roupa de cama devem estar completamente secos antes de voltarem para o quarto, inclusive o interior deles, que costuma ficar mais úmido que a parte de fora. A umidade é capaz de multiplicar micróbios e causar alergias.

Para evitar que os tecidos fiquem amarelados, o ideal é cobrir com uma capa impermeável durante a noite, evitando que as secreções do corpo sejam absorvidas.

Como tirar as manchas

Manchas de suco, vinho, gordura ou até maquiagem possuem um tratamento de limpeza específico. O primeiro passo para limpar é justamente descobrir a origem da mancha. No entanto, segundo Valéria, todas possuem uma solução em comum: detergente neutro amarelo. O produto é de fácil acesso e pode ser colocado diretamente no local assim que o tecido manchar, antes mesmo de ir para a lavagem normal com água e sabão.

Valéria acrescenta: quando a mancha é recente, é muito mais fácil de limpar do que quando já secou. Outra dica é evitar passar o ferro quente, pois ele dificultaria ainda mais a retirada.

No caso do vinho, ao ser derramado no travesseiro ou em qualquer outra roupa, uma boa alternativa é secar o líquido e em seguida colocar leite quente sob a mancha. “Deixe de molho uns 20 minutos e esfregue. A gordura ajuda o vinho se soltar das fibras da roupa”, contou Valéria.

Tanto Carol quanto Valéria ensinam várias receitas de limpeza de roupas de cama, mesa e banho no Instagram.

View this post on Instagram

⠀⠀ ⠀ Você sabia que os travesseiros e colchões tem data de validade?⠀ ⠀ Os travesseiros tem 2 anos de validade e colchões depende do fabricante!⠀ ⠀ O travesseiro é um ninho de ácaros vivos e mortos, então é importantíssimo higienizá-los pelo menos uma vez por mês, e as pessoas alérgicas sentiram a diferença. Fazer a troca a casa 2 anos! ⠀ ⠀ É importante escrever na etiqueta do travesseiro a data de troca, pois desta forma você não esquecerá quando trocar. ⠀ Quero registrar meu agradecimento ao presente que ganhei da @dularweb !!! O par de travesseiros e as capas protetoras para os travesseiros!!! ⠀ Confira no vídeo e compartilhe com seus amigos!⠀⠀⠀ ⠀ Valéria Albernaz ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Personal Organizer⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ (061) 99806-5189⠀⠀⠀⠀⠀

A post shared by Personal Organizer Brasília (@valeriaorganizatudo) on

Produtos

O Metropóles separou os principais produtos utilizados durante o processo de lavagem da roupa de cama e travesseiros. Em tempos de quarentena social, todos estão disponíveis on-line, sem precisar sair de casa.

0

Últimas notícias