metropoles.com

Coronavírus: saiba a maneira certa de limpar a máquina de lavar roupas

Dr. Bactéria ensina a higienizar o equipamento, definido por ele como o utensílio doméstico mais eficaz na luta contra o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
samsung lava e seca máquina de lavar
1 de 1 samsung lava e seca máquina de lavar - Foto: Divulgação

Em tempos de pandemia, os cuidados com a higienização da máquina de lavar roupas devem ser intensificados. Quem afirma é o biomédico Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Em entrevista à Casa e Jardim, o especialista definiu o equipamento doméstico “como o melhor contra o coronavírus” e deu dicas valiosas para potencializar sua eficácia.

De acordo com o especialista, para garantir a lavagem correta das roupas, é de suma importância higienizar a máquina uma vez por mês. E ele ensina, detalhadamente, a maneira correta de fazer isso.

Passo a passo da limpeza

Primeiramente, jogue uma chaleira de água quente no compartimento de sabão/amaciante /alvejante.

Depois, ligue a máquina no ciclo de água mais alto e, quando começar a bater, coloque meio litro de água sanitária. No meio desse processo, retire 0 filtro e lave-o com uma escova (pode ser uma de dente antiga) debaixo da torneira. O compartimento que recebe o filtro dentro da máquina também deve ser limpo com o uso de outra escova.

Em seguida, encaixe novamente o filtro em seu lugar e prossiga com o ciclo de lavagem até o término. Por fim, a água utilizada no processo deve ser descartada ou usada, por exemplo, para limpar pisos, já que o cloro é eficaz contra o coronavírus.

Segundo o biomédico, fazendo essa limpeza mensalmente, a máquina se mantém limpa, o que também contribui para sua manutenção.

Roupas de pessoas contaminadas

O Dr. Bactéria afirma que não há problema em misturar roupas de pessoas contaminadas com as de outros moradores da casa, desde que não haja economia na quantidade de sabão em pó ou líquido utilizada (a medida correta é indicada pelo fabricantes do sabão ou do próprio aparelho).

Se quiser garantir ainda mais a esterilização das peças, o recomendado é colocar uma xícara de bicarbonato de sódio na lavagem e fazer, sempre, o ciclo completo da máquina.

0

Compartilhar notícia