Quatro alimentos que combatem o envelhecimento para quem é vegetariano
Segundo a nutricionista Maria Fernanda Romagnoli, alguns alimentos são capazes de promover a saúde e beleza da pele; veja a lista
atualizado
Compartilhar notícia
A busca pela “fonte da juventude” tem aumentado a procura de diferentes procedimentos estéticos. No entanto, seguir uma alimentação saudável e incorporar ingredientes nutritivos na dieta pode ajudar a retardar os sinais da idade e ter uma aparência mais jovem. O mesmo vale para alimentos vegetarianos.
Segundo a nutricionista Maria Fernanda Romagnoli, o envelhecimento da pele pode ser dividido em dois processos, que são biologicamente independentes. Um deles é o intrínseco, relacionado a passagem natural do tempo e afeta a pele de maneira semelhante a como afeta os demais órgãos do corpo.
“Já o segundo é o envelhecimento extrínseco, caracterizado como o envelhecimento da pele provocado por fatores ambientais, externos, como exposição constante ao sol e à radiação ultravioleta (UV), tabagismo, contato com poluição, falta de sono adequado e má alimentação”, explica a profissional ao Metrópoles.
Por isso, a melhor maneira para combater o envelhecimento da pele é a prevenção. “É ideal que se tenha um estilo de vida equilibrado e priorize os cuidados com o corpo, mantendo baixos níveis de estresse e uma alimentação bem ajustada, englobando alimentos ricos em antioxidantes. A hidratação adequada também é muito importante.”
Abaixo, confira os melhores alimentos que retardam o envelhecimento para quem segue uma dieta vegetariana, de acordo com a nutricionista:
Frutas vermelhas
As frutas vermelhas englobam morangos, amoras, framboesas e mirtilos. “Elas são ricas em antioxidantes, como as vitaminas C e E, que ajudam a combater os danos celulares e manter a pele com aspecto mais saudável. Além disso, são frutas com baixo teor de calorias, o que as torna ideais para quem quer emagrecer”, comentou.
Chia
Maria Fernanda explica ao portal que as sementes de chia são uma excelente fonte de fibras, ácidos graxos ômega 3 e antioxidantes. “Este alimento promove saciedade, auxilia na saúde digestiva e contribui para a saúde da pele, ajudando a retardar o envelhecimento.”
Açafrão
O açafrão, também conhecido como cúrcuma, apresenta poderosas propriedades antioxidantes. Isso faz com que a especiaria tenha sido colocada como uma “ferramenta” útil na intervenção anti-envelhecimento.
Cenoura
Por último, mas não menos importante, a nutricionista listou a cenoura. “A cenoura é benéfica para a pele e combate o envelhecimento devido ao seu alto teor de betacaroteno, antioxidante que o corpo converte em vitamina A. Além dela, o alimento contém vitamina C, que ajuda a proteger a pele.”
Atenção!
De acordo com a ciência, carotenóides, tocoferóis e flavonóides, bem como vitaminas (A, C, D e E) e ácidos graxos ômega 3 são os antioxidantes mais estudados. Eles têm sido apontados como agentes capazes de promover a saúde e a beleza da pele.
Porém, a relação entre nutrição e envelhecimento ainda é um assunto que necessita de mais estudos clínicos para confirmar os resultados.
“O consumo de frutas, vegetais, temperos naturais e a ingestão de água, junto ao uso de proteção solar e produtos hidratantes, pode ser o método mais saudável para manter a pele com uma aparência jovem por mais tempo”, conclui a nutricionista.