metropoles.com

Nutróloga indica 10 alimentos para turbinar a saúde da sua pele

Apesar dos cuidados tópicos de skincare serem importantes, uma alimentação balanceada é fundamental para manter a pele bonita e saudável

atualizado

Compartilhar notícia

A_namenko/istock
dieta alcalina comida fresca
1 de 1 dieta alcalina comida fresca - Foto: A_namenko/istock

Mais do que visitar constantemente o dermatologista e seguir à risca uma rotina de skincare. Para ter a pele bonita e saudável, é preciso manter uma alimentação balanceada.

“Uma alimentação equilibrada ajuda a deixar a pele bonita, jovem e hidratada. São os alimentos que você consome regularmente que definem a aparência e a qualidade do seu tecido cutâneo”, explica Marcella Garcez, mestre em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.

A especialista afirma que, por isso, é importante investir em alimentos ricos em nutrientes benéficos à pele. Abaixo, ela lista 10 desses alimentos.

Couve
“A couve possui alta propriedade antioxidante e detoxificante, ajudando a reduzir a hiperpigmentação da pele e a estimular a produção de colágeno e a renovação celular. Também é um importante coadjuvante no tratamento de cicatrizes da acne”, destaca Marcella.

Batata-doce
“A batata-doce é rica em vitamina A, capaz de proteger a pele contra despigmentação, obstrução dos poros e inflamação causada pelos radicais livres”, garante a nutróloga.

Limão
O limão possui uma série de benefícios, agindo como adstringente natural com poder de clarear a pele. Quando ingerido, também é capaz de aumentar a produção de colágeno, combater os radicais livres e reduzir cicatrizes de acne.

Abóbora
“Rica em enzimas e alfa-hidroxiácidos, a abobora é capaz de suavizar a pele e restaurar seu pH. Além disso, por conter grande quantidade de fibras e zinco, o alimento ainda ajuda a regular a quantidade de oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas”, revela a profissional.

Frutas vermelhas
Frutas como morango, cereja, mirtilo, framboesa e amora são extremamente benéficas à pele, pois são ricas em polifenóis e outros antioxidantes, como a vitamina C. “Logo, ajudarem na uniformização do tom de pele e no combate aos radicais livres”, ressalta a médica.

Leguminosas
“Alimentos de baixo índice glicêmico, como grão de bico, feijão, lentilha e amendoim, evitam o aparecimento de acne e outras doenças de pele”, assegura a médica.

0

Mamão
De acordo com a nutróloga, o mamão possui uma enzima chamada papaína, que é capaz de promover a renovação celular, desobstruir poros, hidratar a pele, amenizar cicatrizes de acne e ainda prevenir cravos e espinhas. “A fruta também é rica em nutrientes como potássio, magnésio e vitamina A e C, que ajudam a melhorar a elasticidade e a firmeza da pele e reduzem a aparência de rugas e linhas de expressão”, esclarece.

Quinoa
Uma xícara de quinoa cozida tem de 17 a 27 gramas de fibra, o que favorece a atividade intestinal e diminui a constipação. Com isso, as toxinas serão eliminadas de seu organismo regularmente, resultando em uma pele limpa e uniforme.

Peixes de água fria
Peixes são ricos em ômega 3, um tipo de gordura capaz de proteger a pele dos danos solares, prevenindo o envelhecimento precoce e o aparecimento de câncer de pele. “Você pode conseguir ômega-3 consumindo peixes como anchova, sardinha, corvina e cavala. Porém, a melhor fonte de ômega 3 é o salmão selvagem com pele, que também é rico em antioxidantes, proteína, vitamina B, potássio e selênio”, recomenda a especialista.

Couve-flor
Fonte de fibras, fósforo, magnésio, folato e vitamina B6, C e K, a couve-flor é rica em um poderoso aminoácido chamado histidina, que, assim como o ômega-3, impede que os raios ultravioletas causem danos na pele.

Dieta balanceada

É importante ressaltar que não adianta comer loucamente os alimentos listados acima para ter a pele radiante da noite para o dia.

“O ideal é manter uma dieta balanceada e consumir uma grande quantidade de frutas e vegetais para manter sua pele sempre bonita e saudável”, orienta Marcella.

Os resultados positivos na cútis geralmente são notados após um mês de reeducação alimentar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações