metropoles.com

Descubra se vale a pena seguir alguma dieta na ceia de Natal

Deixar de participar desses festejos com medo de engordar pode, na verdade, aumentar o estresse e até mesmo te fazer ganhar alguns quilinhos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de pessoas em celebração natalina - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoas em celebração natalina - Metrópoles - Foto: Getty Images

O ganho de peso é resultado das escolhas que temos ao longo do tempo. Ele está associado a fatores de múltiplas origens, e não pode ser limitado a um único episódio.

No entanto, temos o hábito de associá-lo a pequenos atos, como aproveitar a ceia de Natal, uma ida à churrascaria, degustar alguns pedaços de bolo em um aniversário ou se deliciar com os ovos de Páscoa, por exemplo. Na realidade, é mais provável que tenha sido consequência de muitos deslizes envolvendo a falta de controle com a alimentação, e por diversas causas.

Os eventos sociais, por essência, envolvem comida. Deixar de participar desses festejos com medo de engordar pode, na verdade, aumentar o estresse e até mesmo te fazer ganhar alguns quilinhos, até porque esses momentos devem fazer parte da nossa vida. Pensar de forma diferente será apenas uma ilusão momentânea.

Ao invés de fugir da situação, o mais adequado é encontrar o equilíbrio e o autocontrole. A maioria das pessoas se frustram nesses eventos porque acabam exagerando, consumindo muito mais pratos do que o necessário. Muitos, ainda, praticam dietas restritivas e, quando participam desses eventos, acabam se descontrolando perante ao sacrifício que vinham fazendo.

Fazer um planejamento alimentar adequado, cumprindo hábitos saudáveis na maior parte do tempo e se dedicando a uma atividade física já resolve grande parte da questão. O que determina a composição corporal é aquilo que fazemos na maior parte do tempo, e justamente por isso, é preciso relaxar nas comemorações.

Para ganhar um quilo de gordura, seria necessário cometer um excesso calórico de, aproximadamente, 7.700 calorias. Sabendo disso, eis uma dica: não deixe de comemorar com seus entes queridos.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia