metropoles.com

Cúrcuma promete ser o próximo alimento da moda. Saiba como usá-la

Ação anti-inflamatória, reduz os níveis do colesterol ruim, melhora a cognição, trata intestino preso, febre, resfriados e muito mais

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Imagem colorida de curcuma açafrao da terra - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de curcuma açafrao da terra - Metrópoles - Foto: iStock

Ao ouvir o nome da cúrcuma pela primeira vez, você pode estranhar. Mas talvez conheça o açafrão-da-terra. Lembrou agora? Pois é, eles são o mesmo tempero. A raiz, comum na cultura oriental, vem da família do gengibre, muito utilizada como tempero e fitoterápico.

A OneMarket, plataforma de alimentação inclusiva, levantou quais elementos estarão em alta no ano de 2018. A cúrcuma aparece como uma das queridinhas. Da sua raiz seca e moída se extrai o pó. A especiaria de cor alaranjada é a base de condimentos como o curry.

Sua fama crescente está relacionada aos benefícios que a planta traz para a saúde de quem a consome, reduzindo dores e doenças.

“A cúrcuma possui altas concentrações de curcuminoides – são fitoquímicos com potente ação anti-inflamatória. Assim, pode ser utilizada para auxiliar no tratamento de infecções respiratórias, recuperação muscular após exercícios físicos, proteção neuronal e controle de dislipidemias”, explica a nutricionista Cainara Lins Draeger.

iStockE não acaba por aí. De acordo com estudos, o princípio ativo do açafrão-da-terra reduz os níveis do colesterol ruim LDL e faz uma limpeza nas artérias, removendo placas e prevenindo a coagulação do sangue.

Suas propriedades neuroprotetivas ajudam a melhorar a cognição. Ótimo para manter o cérebro em forma e diminuir chances de doenças neurodegenativas, como Alzheimer e Parkinson. A especiaria também pode ser usada como remédio natural no tratamento de problemas gastrointestinais, depressão, febre e resfriados.

Como inserir o pozinho na rotina
De acordo Cainara, o uso da cúrcuma é considerado seguro e não há efeitos colaterais relatados se ingerida em doses baixas – como especiaria. Porém, segundo estudos da Universidade de São Paulo, quantidades elevadas podem ter reação contrária aos benefícios relatados.

“Devemos consumir 3 gramas, uma colher de chá, por dia, com uma pitada de pimenta o reino. Dá pra usar a criatividade. Acrescentar em diversas preparações culinárias, como sucos, guarnições e pratos principais. Mas, atenção: o processo térmico pode prejudicar sua biodisponibilidade, assim é recomendado acrescentá-la ao final”, alerta a especialista.


Veja algumas receitas:

0

Onde encontrar
Lojas de produtos naturais e mercados em geral. A nutricionista Cainara Lins Draeger indica a marca Naiak. O ideal é comprar o pó com 95% de curcumina.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?