Aprenda a fazer um chá que controla a glicemia e diminui o colesterol

Existe um chá, natural e feito de folhas do pé de manga, que pode e deve ser considerado no controle do açúcar no sangue

atualizado 27/05/2022 14:48

chá infusãoGetty Images

A obesidade é um problema de saúde que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive crianças. Essa condição não deve ser menosprezada, uma vez que abre portas para outros quadros, como síndrome metabólica, diabetes tipo 2, hipercolesterolemia e hipertensão, para citar alguns exemplos.

Uma das formas de se prevenir é ter cuidado em relação à dieta, evitando excessos, principalmente de alimentos industrializados. Ao avaliar a qualidade dos alimentos, prefira aqueles que não promovam grandes impactos na glicemia, ou seja, que não aumentem rapidamente o açúcar sanguíneo.

Alguns ingredientes naturais podem ajudar. Existe um chá, natural e feito de folhas do pé de manga, que pode e deve ser considerado no controle do açúcar no sangue e das taxas de colesterol. A mistura é capaz, inclusive, de baixar o teor desse tipo de gordura.

Além de promover os benefícios citados, ele ainda possui efeito cicatrizante e protetor do fígado. Para que você desfrute desses benefícios, alguns cuidados são necessários na elaboração da infusão.

copos de chá de canela
Infusões podem ajudar a controlar o colesterol

Você irá precisar de duas folhas novas do pé manga ou mangueira (evite as secas ou envelhecidas). Basta picar as duas folhas e colocar para ferver em 180ml de água em fogo baixo por 10 minutos.

Após essa etapa, deixe descansar em panela fechada por cinco minutos e, após pronto, basta tomá-lo duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Automaticamente, você colherá os benefícios de controle da glicemia e do colesterol. A receita é indicada para diabéticos, indivíduos com sobrepeso, com esteatose hepática ou síndrome metabólica. Basta fazer dessa ingestão um hábito e sua saúde irá se beneficiar — e muito.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias