Nutri recomenda: não pule o café da manhã se deseja perder barriga
Se você não tem o hábito de tomar café da manhã mas quer diminuir a circunferência da barriga, anote esta dica de uma nutricionista

É daqueles que, por hábito ou por conta da correria, não costuma tomar café da manhã? Se o seu desejo é diminuir medidas da barriga, talvez seja necessário repensar o hábito. Segundo Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, estudos apontam que deixar de fazer essa refeição do dia pode desregular o metabolismo, favorecer o acúmulo de gordura e aumentar o risco de síndrome metabólica.

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição
Frequência de envio: Duas vezes na semana
Ver todasEntenda
- Conforme Juliana, pesquisas recentes indicam que quem deixa de fazer a primeira refeição do dia tende a ter maior circunferência abdominal, além de apresentar maior risco de desenvolver pressão alta, glicose elevada e alterações no colesterol.
- Segundo ela, um estudo publicado revista científica Nutrients no ano passado, e que analisou quase 120 mil pessoas, mostrou que há associação entre o jejum de manhã e a síndrome metabólica.
- O conjunto de condições é um dos responsáveis, entre outras consequências no organismo, pelo aumento da gordura abdominal.
- Pular a primeira refeição do dia também pode aumentar os triglicerídeos e até piorar a resistência à insulina.
A importância do café da manhã
Um estudo de revisão e meta-análise publicado na Nutrients em 2025 analisou dados de mais de 118 mil pessoas e encontrou uma associação direta entre não tomar café da manhã e aumento do risco de síndrome metabólica, conjunto de condições que inclui obesidade abdominal, hipertensão, triglicerídeos altos e resistência à insulina.
“De acordo com os pesquisadores, pular o café da manhã desorganiza o metabolismo e o ritmo circadiano, relógio biológico que regula funções como o apetite e o gasto energético”, avalia Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles formada pela Universidade de Brasília.

Por que isso acontece?
Nas primeiras horas do dia, o organismo tende a aumentar a fome nas refeições seguintes, favorecendo o consumo excessivo de calorias e alimentos ultraprocessados. “Além disso, longos períodos em jejum podem reduzir a sensibilidade à insulina e estimular o acúmulo de gordura na região abdominal”, defende a nutri.

O que comer de manhã, preferencialmente?
Ela indica:
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Vida & Estilo- Proteínas, como ovos, queijos, leite e iogurte;
- Fibras, como aveia e quinoa;
- Gorduras boas, a exemplo de castanhas e abacate.
“O café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia, não apenas por tradição, mas por impactar diretamente o metabolismo e a composição corporal. Ignorá-lo pode parecer uma forma de “economizar calorias”, mas, na prática, o resultado costuma ser o oposto”, encerra.

















