Megaexposição de Sergio Camargo no DF terá peças raras do escultor; conheça algumas delas
Produção do evento revela detalhes exclusivos e o que os visitantes podem esperar da megaexposição, prevista para estrear dia 10 dezembro
atualizado
Compartilhar notícia

Reconhecido como um dos pilares da escultura no Brasil, Sergio Camargo terá sua obra celebrada em uma mostra inédita idealizada pelo Metrópoles. O Foyer da Sala Villa-Lobos, no emblemático Teatro Nacional de Brasília, será reinventado como ambiente de imersão na trajetória do artista. A exposição abre ao público em 10 de dezembro, com acesso gratuito, e permanece em cartaz até 25 de fevereiro.
Transparência – Projeto É Pau, É Pedra – Sergio Camargo
Na exposição “É Pau, É Pedra…”, elementos clássicos — como cilindros, cubos e retângulos — aparecem reorganizados de maneira a destacar a lógica estrutural do artista. As peças revelam como Camargo explorava ritmo, repetição e contraste para criar volumes que prendem o olhar e evidenciam sua pesquisa sobre luz, sombra e textura.
Lara Maia, assistente de curadoria e produção, explica ao Metrópoles que a maioria das peças que vieram a Brasília são do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Trazer obras do exterior seria inviável pelo tempo: peças grandes e pesadas só podem ser transportadas por via marítima, um processo que leva meses.”
Segundo ela, para compor a mostra, foram necessários tanto acervos particulares quanto a Galeria Raquel Arnaud, que representa o espólio do artista. “Lá, encontramos, por exemplo, um enorme conjunto de miniaturas — mais de 200 peças — que foram fundamentais para a concepção da instalação Urbe”, explicou.
Urbe, como citado por Lara, é um dos eixos da exposição, que consiste em maquetes e estudos geométricos dispostos como uma cidade em miniatura, revelando a arquitetura do pensamento do artista.
“Esses pequenos estudos raramente são exibidos ao público, porque ficavam no ateliê. Quando vimos a quantidade e a potência dessas miniaturas, entendemos que havia ali um universo próprio: formas que parecem sugerir cidades, lembrando até a Brasília modernista, com prédios que fogem da ideia tradicional de arquitetura. Assim nasceu a ‘cidade de Sergio Camargo’”, emenda Lara.
A exposição
A megaexposição sobre Sergio Camargo é mais uma produção do Metrópoles, que segue ampliando sua presença no panorama cultural do país, ao apostar em projetos que cruzam linguagens e aproximam o público da arte, da música, da moda e do esporte.
Com entrada gratuita a partir de 10 de dezembro e aberta até 6 de março, a mostra propõe uma nova experiência ao visitante.
O espaço, que recentemente pulsou com a energia criativa do Metrópoles Catwalk — evento que colocou Brasília no centro da moda nacional ao reunir talentos locais, nomes de peso de São Paulo e do Rio de Janeiro e ícones das passarelas — ganha outra atmosfera para receber a arte.
ServiçoExposição É Pau, é Pedra…, de Sergio Camargo, realizada pelo Metrópoles
Visitação de 10 de dezembro a 6 de março, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional. Diariamente, das 12h às 20h










