Imperdível! Amazon tem Baby Alive Baby Shark com 60% de desconto

Boneca é inspirada no sucesso infantil Baby Shark

atualizado 29/11/2019 17:37

Divulgação

O presente de Natal da criançada pode ficar mais barato este ano. Com a celebração da Black Friday nesta sexta-feira (29/11/2019), diversas marcas oferecem brinquedos com descontos tentadores.

Na Amazon, por exemplo, a boneca Baby Alive Baby Shark, lançada recentemente e inspirada na música viral, está com 60% off. Em vez de pagar R$ 249,90 pelo brinquedo fofo, os pais desembolsam apenas R$ 99,90.

Entenda

Mas afinal, o que é exatamente a Black Friday? Na tradução literal para o português, é a “Sexta-feira negra”. Longe de ser um “filme de terror”, trata-se de uma data em que vendedores e compradores unem-se em torno de um objetivo comum: o consumo.

A Black Friday acontece sempre na última sexta de novembro. O objetivo é aumentar a saída dos produtos – com descontos e preços atrativos, além de renovar os estoques para as comemorações de fim de ano.

Não há regra para participar. As lojas podem ser físicas ou online. No site da Black Friday, contudo, há uma lista de lojas participantes (acesse aqui).

Mas todo cuidado é pouco para você, consumidor: cuidado para não cair na “black fraude”. É bom pesquisar as ofertas e analisar condições de pagamento. Evite sites com preços muito abaixo do mercado e que não sejam marcas reconhecidas. E compare os preços com outros estabelecimentos.

Direito de devolução
Mas se você se viu lesado após alguma transação, saiba que todo consumidor tem o direito de devolução do produto. Não precisa necessariamente apresentar um problema ou defeito, basta querer. Isso serve até o 7º dia a partir do recebimento da compra.

Se precisar fazer denúncias de oferta enganosa ou outro tipo de problema, o consumidor pode usar canais de atendimento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon).

O Código de Defesa do Consumidor garante a sua proteção. Em casos de abuso, denuncie ao Procon pelo número 151.

Reclame Aqui
E em caso de alguma suspeita ou confirmação de fraude, o consumidor também pode recorrer ao site Reclame Aqui. É um espaço dedicado ao registro de denúncias de consumidores sobre problemas em compras ou contratações.

Para se ter uma ideia, e volume de reclamações feitas durante a Black Friday em 2019 já é 44% maior que a edição de 2018.

Até as 12h desta sexta-feira (29/11/2019), foram contabilizadas 3.332 queixas. “Para se ter uma dimensão do crescimento, o site tem registrado uma média de mais de 80 reclamações por hora apenas sobre Black Friday”, destaca a plataforma, em comunicado público.

Últimas notícias