Urban jungle: café no Guará promove curso de jardinagem básica

Acervo Café lança primeira edição de curso de jardinagem para iniciantes este sábado (13/07). Apenas 15 vagas estão disponíveis

Giulia Bertelli/ UnsplashGiulia Bertelli/ Unsplash

atualizado 09/07/2019 18:10

Urban jungle (ou floresta urbana, em tradução literal) virou termo frequente quando o assunto é decoração. Vale lembrar, por exemplo, que a temática pautou a última edição da CasaCor Brasília, que seguiu o lema “Casa Viva”. Agora, a relação com as plantas ganha um novo patamar. Mais que item decorativo, samambaias, suculentas e outras espécies assumem um papel quase afetivo dentro das residências.

De olho nessa tendência, o Acervo Café, no Guará, realiza no próximo sábado (13/07/2019) o primeiro workshop de Jardinagem Básica. O curso é voltado para iniciantes e abordará temas como biomas, substratos, vasos, podas, adubação, combate às pragas e outras informações úteis a quem quer aprender a cuidar do próprio jardim.

Reprodução/Instagram
Acervo Café é decorado com muitas plantas e, agora, ensina aos clientes como cuidar delas

A aula será ministrada pelo plant designer Octávio Meireles, à frente da loja Plantestilo.  O espaço é uma referência em Brasília. “Fomos reconhecidos pelo escritores do Urban Jungle, livro de design de plantas mais consumido do mundo”, orgulha-se.

“As plantas deixaram de ser secundárias na decoração e passaram a ser protagonistas. As pessoas começaram a tratá-las como algo ‘de estimação’, e é esse conceito que queremos trazer. Ver a planta como um ser vivo, que será tratado com carinho, e não algo descartável”, emenda o profissional, que também estará em dois ambientes da CasaCor 2019.

Ao final, um coffee break será servido aos alunos. Eles também poderão levar para casa o resultado do trabalho confeccionado durante o curso. No entanto, é bom se apressar. Para a primeira turma, foram abertas apenas 15 vagas.

A “louca” das plantas

Administrar a própria floresta urbana parece ser tendência longe de um fim definido. Em São Paulo, por exemplo, já são comuns as casas especializadas no ensino de jardinagem.

Em cafés, lojas de botânica ou floriculturas, as aulas colocam o público em contato com um cenário diferente do habitual. Endereços como a Escola de Botânica e FLO Atelier Botânico confirmam a teoria que pôr a mão na terra é a terapia do momento. Diversos estudos, aliás, já comprovaram que cuidar de plantas pode ser benéfico à saúde mental.

View this post on Instagram

A Hoegaarden abriu seu primeiro bar/restaurante do mundo e ele está situado em São Paulo, no Largo da Batata, em Pinheiros: o Hoegaarden Greenhouse – e os cursos e oficinas da @escoladebotanica estão neste espaço maravilhoso, cheio de plantas e verde. 🌿 O próximo evento que faremos lá será o curso de Herbário: secagem de plantas, com a bióloga e botânica @olivegi, no dia 13/07, sábado das 9 às 11:30h. 🍁 Neste encontro serão apresentadas as metodologias e procedimentos tradicionais utilizados nos herbários científicos para que as técnicas possam ser transferidas para o dia a dia, seja para elaboração de um herbário científico ou até mesmo para produzir objetos de decoração como quadros com folhas secas, arranjos com flores secas e qualquer outra aplicação criativa. As técnicas científicas de conservação de plantas são as mais eficientes para conservação de plantas secas e prensadas. 🌾 Siga o @hoegaardensaopaulo e acompanhe a programação. Para se inscrever no curso de herbário, acesse nossa página: www.escoladebotanica.com.br 🍻🍊 #hoegaarden #hoegaardensaopaulo #escoladebotânica #cursos #plantas #BebaComModeração

A post shared by Escola de Botânica (@escoladebotanica) on

É uma nova maneira de enxergar o paisagismo, aproximando-o do consumidor. A tevê, certa de que há procura, aderiu ao modismo. Nomes como a jornalista Carol Costa são cada vez mais frequentes no entretenimento. Disponível no GNT Play, o programa A Louca das Plantas desmistifica a jardinagem e comprova que ela é acessível para todos, independente do tipo de moradia ou de estilo de vida. A atração fez tanto sucesso que virou livro.

 

Serviço:

Aula de jardinagem básica

Sábado (13/07/2019), às 14h, no Acervo Café (QE 40, Lote 8, Guará II) 

Inscrições a R$ 378, disponíveis neste link 

Últimas notícias