Arquiteta ensina como montar espaço para autocuidado gastando pouco

A especialista mostrou como aproveitar espaços pequenos e um orçamento apertado

atualizado 14/09/2020 18:42

Mãe na cozinhaValeria Tikhonova/ GETTYIMAGES

Com o boom do skincare nos últimos meses, sobretudo após o início do confinamento, em março, a procura por espaços de autocuidado aumentou. Além de cosméticos, também cresceu a busca por moveis e decorações, como penteadeiras e luminárias, que compõe o momento. No entanto, de acordo com a arquiteta Angélica Freire, não é preciso gastar muito para ter o “cantinho” de relaxamento em casa.

Uma das formas de economizar é montar a própria penteadeira com cavaletes e tábuas ou preferir uma de segunda mão.

A arquiteta afirma que, se tiver mais orçamento, vale comprar uma pronta ou encomendar com um marceneiro, sempre com atenção a altura do móvel. “Para ser ergonômica ao usar, o padrão é 70 cm de altura, mas pode ser feita sob medida a depender do usuário”, salienta.

“Na falta de uma penteadeira, um aparador antigo ou uma cômoda pode servir bem”, diz.

Outra dica para reduzir o custo é incluir na lista caixas organizadoras para maquiagem e montar o espelho sozinho. “Use quatro lâmpadas T8, sendo duas de 2.700k e duas 4.000k. Emoldure o espelho com os itens e terá um efeito ring light perfeito”, orienta.

Segundo a especialista, a iluminação precisa ser posicionada frontalmente, para evitar o aparecimento de sombras e prejudicar a maquiagem, com erros de tonalidade ou acúmulo de produtos na pele.

“A luz natural sempre será a ideal, mas, na falta dela, o truque é mesclar lâmpadas quentes e neutras no ambiente para reproduzir essa luz natural”, assegura.

0

Além disso, em espaços menores, o truque indicado por Angélica é apostar na funcionalidade dos móveis. Espelhos laterais, móveis estreitos e com gavetas divisórias aproveitam cada centímetro, sem interferir na circulação. Como assento para a penteadeira, a arquiteta indica pufes, porque, quando não utilizados, podem ser guardados embaixo da peça.

Por fim, ela recomenda medir todos os cantos, para evitar erros com o tamanho dos itens. “Um dos pontos mais importantes é o espaço de armazenamento das maquiagens. Mesmo uma penteadeira pequena precisa ser dotada de gavetas com separadores ou caixas organizadoras”, finaliza Angélica.

Últimas notícias