metropoles.com

Um casamento pode acabar “do nada”? Terapeuta de relacionamento responde

Separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita levantou o debate

atualizado

Compartilhar notícia

Thiago Duran / AgNews
AgNews: São Paulo, 12-12 Gusttavo Lima e Andressa Suita trocam beijos apaixonados durante lançamento do DVD ” EMBAIXADOR EM CARIRI”. Fotos: Thiago Duran/AgNews
1 de 1 AgNews: São Paulo, 12-12 Gusttavo Lima e Andressa Suita trocam beijos apaixonados durante lançamento do DVD ” EMBAIXADOR EM CARIRI”. Fotos: Thiago Duran/AgNews - Foto: Thiago Duran / AgNews

Não era marketing. A separação de Gusttavo Lima e Andressa Suita comprovou que nem mesmo os contos de fadas da vida real estão imunes a um término inesperado. Em um vídeo publicado nessa terça-feira (13/10), Andressa Suita voltou a afirmar que foi pega de surpresa com a notícia.

0

Na web, muita gente se questionou: é possível um casamento acabar “do nada”, sem nenhuma explicação prévia?

Para o psicólogo Igor Barros, especialista em relacionamentos, a resposta é não. “Os relacionamentos não terminam do nada, com um ‘acordei e não estou mais a fim’. Existem algumas atitudes que distanciam o parceiro. A partir daí, ele não vê possibilidade de mudança, e não se sente à vontade para comentar”, acredita o profissional.

“É difícil um casamento acabar sem motivo. Ele pode ser bobo ou válido, mas existe. Geralmente, isso acontece em casais novos, com menos de 40 anos e, no máximo, oito anos de relacionamento”, complementa.

Sem julgamentos

No entanto, é necessário se atentar e não culpabilizar ninguém, sobretudo a mulher, que já sofre os efeitos do machismo e outras questões históricas que a antecedem.

Cuidado, ele alerta, ao buscar “justiça” quando o tema em questão é o amor (ou a falta dele). No Twitter, por exemplo, muitos intenautas pediram o cancelamento de Gusttavo Lima, além de o acusarem de não ter responsabilidade afetiva. “O motivo de ele não querer ter contato pode ser o de perceber que não tem argumento suficiente para justificar o término”, diz Barros. Nem por isso um cancelamento público resolve o imbróglio.

Conversar é preciso

Ele volta a ressaltar a importância do diálogo, como fez um terapeuta ao analisar os possíveis motivos para o fim do romance. Por mais que esteja junto há muito tempo, o casal precisa abrir um canal de comunicação, porque é aí que se percebe essas mudanças comportamentais.

“O pior é não falar, não ser sincero, até quando não se tem um motivo forte para não querer. Comunique o que gosta ou não. É importante que aconteça a troca, a conversa.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?