O que significa sonhar que sou mordido por um cachorro?

Ataque do animal em sonho pode indicar que é preciso avaliar como expressar a raiva

atualizado 10/02/2020 19:45

iStock/Foto Ilustrativa

Os sonhos, bem se sabe, revelam verdades que, muitas vezes, tentamos esconder. Além disso, também podem ser meras reinterpretações de vivências do cotidiano. Segundo neurologistas, eles funcionam como uma espécie de videogame. O cérebro, avaliam os médicos, monta um filme das situações vividas.

Ao sonhar com cachorros, por exemplo, há muitas situações específicas que valem a análise. O sentido pode mudar se o animal é grande ou filhote, se é preto ou branco, ou se é raivoso ou tranquilo, por exemplo.

Simbologia

Os cães são sinônimo de proteção desde a mitologia grega. Nesse caso, o animal, que reforça ideais de bondade e lealdade, é representado por Cérbero, cachorro gigante de três cabeças que vigia a entrada do submundo e devora quem entrar sem permissão.

A ideia, então, é de que sonhar com esses animais pode indicar, geralmente, boas-novas. No entanto, há alguns casos específicos que pedem atenção. Um deles é sonhar que leva uma mordida.

Na prática

Apesar de parecer um suposto “ataque”, a mordida nada mais é do que um reflexo de defesa do cachorro. Logo, sonhos com cães agressivos remetem a necessidade, principalmente, de autodefesa.

É o momento ideal de ponderar sobre o que pode estar precisando de sua atenção, seja na vida afetiva, seja na profissional.  Vale, também, se perguntar: o que precisa ser expressado por meio da minha raiva? É hora, então, de refletir e ponderar, rumo ao autoconhecimento. Talvez seja hora de trabalhar a assertividade.

 

Fonte: Clarissa de Franco, terapeuta, astróloga e especialista na interpretação de sonhos

Últimas notícias