Eclipses de 2020: saiba como vão afetar cada signo do zodíaco

Seja lunar ou solar, o eclipse marca eventos importantes e está associado, na astrologia, a mudanças bruscas

Foto: Getty ImagesFoto: Getty Images

atualizado 11/01/2020 12:49

Não é novidade que 2020 será um ano movimentado no que diz respeito à astrologia. Além de todas as previsões, o ano também está repleto de eclipses – seis ao todo, sendo quatro lunares e dois solares. Segundo a astróloga Flávia Dias, por não serem frequentes, estes fenômenos podem marcar eventos importantes.

O primeiro, que foi lunar, aconteceu na última sexta-feira (10/1), no eixo dos signos Câncer/Capricórnio. Em especial, esse primeiro, vem carregado de tensão por envolver a conjunção de dois planetas lentos – Saturno e Plutão.

Para a astrologia, os eclipses estão associados a esquecimentos, mudanças bruscas e inesperadas. Estes reveses podem se dar na área em que cai o eclipse no mapa astral, e o efeito será mais importante caso faça aspecto com algum planeta ou ponto significativo, como ascendente e meio do céu, em uma distância de até cinco graus.

Os eclipses têm duas classificações: solar e lunar. O Sol rege a vontade, a consciência, e sinaliza os assuntos que devem ser desenvolvidos para buscar realização. A Lua, por sua vez, trata das emoções, do inconsciente e do passado. Quando os dois astros estão no mesmo signo, o lado racional e emocional atuam em sintonia.

Isso se dá nos eclipses solares, quando esses dois luminares estão conjuntos, ou seja, na Lua Nova. Esse tipo de eclipse nos depara com situações do passado, como alguém que retorna ao nosso círculo – um amigo ou amor antigo -, uma proposta de emprego de lugar onde já se trabalhou ou a volta de algum hábito são exemplos do que pode acontecer.

No caso dos eclipses lunares, Sol e Lua estão em signos opostos e causam uma tensão entre o lado emocional e o racional, que precisam ser equilibrados. Isso ocorre na Lua Cheia e pode-se dizer que há um transbordamento das emoções. Os imprevistos aqui pedem que se mude o relacionamento na área apontada no mapa astral.

No ano de 2020, os eclipses serão em dois eixos: Câncer/Capricórnio e Gêmeos/Sagitário. A influência vinda deles tem duração de até seis meses, sendo que a energia é mais forte nas três semanas anteriores e nas três posteriores ao fenômeno. O importante é saber que os eclipses são especiais, e podem gerar situações sobre as quais não se tem controle.

Capricornianos e Cancerianos vão sentir intensamente a influência dos eclipses, pois acontecerão em seus signos. Arianos e Librianos também, porém de uma forma mais suave. Já os eclipses no eixo Gêmeos e Sagitário serão fortes para os nativos destes signos, além de influenciar Virgem e Peixes de forma mais leve.

Eclipse lunar do dia 10/1 – 20º Câncer
No eclipse do dia 10/1, a Lua em Câncer fará oposição ao Sol, Plutão, Saturno e Mercúrio em Capricórnio. Os eclipses lunares falam de mudanças nas relações. A Lua nesse signo necessita de segurança emocional e o Sol em Capricórnio precisa de estrutura material, acredita apenas no que enxerga. Tanto Câncer como Capricórnio são resistentes às mudanças. Pode ser que imprevistos desorganizem relações pessoais antigas, obrigando a rompê-las ou a ressignificá-las. Como a Lua em Câncer tem uma imaginação fértil e dificuldade em desapegar depois de estabelecer vínculos afetivos, esses imprevistos podem causar crises e medo. Mercúrio envolvido causa nervosismo e tensão.

Eclipse solar no dia 21/06 – 0°Câncer
O eclipse solar do dia 21/6 fará quadratura com a conjunção de Marte e Netuno. A vontade e as emoções estarão em sintonia para dar a partida, porém fatos mal resolvidos do passado podem surgir e causar transtornos. Câncer tem relação com emoções, família, lar e a figura materna. Os imprevistos podem vir destas áreas, e, caso não sejam encarados, não será possível avançar. Sem contar que, como Marte e Netuno estão em aspecto ao eclipse, a tendência é ter muita irritação e pouca clareza para resolvê-los. Além de Câncer, Capricórnio, Áries e Libra, os nativos dos últimos cinco dias do signo de Gêmeos também serão influenciados

Eclipse Lunar no dia 05/07 – 13 Capricórnio
Urano fará aspecto positivo com o eclipse lunar em Capricórnio. Os imprevistos colocarão os relacionamentos na berlinda, exigindo uma resposta madura e racional. A avaliação dos fatos pedirá que se considere o custo benefício, antes de tomar qualquer atitude. Urano bem posicionado poderá mostrar possibilidades sobre as quais não se tinha pensado, mas também representa mudanças bruscas e pede soluções inovadoras.

Eclipse Lunar no dia 5/6 – 15º de Sagitário
Sagitário trata de conhecimento superior, filosofia e das crenças que dão sentido à vida. Gêmeos rege o conhecimento prático e superficial, sabe de tudo um pouco e não tem foco. Nesse eclipse os acontecimentos pedem uma reflexão sobre o rumo e sentido da vida. Como o Sol estará junto à Vênus em Gêmeos e quadrado à conjunção de Marte e Netuno, é preciso sair da zona de conforto do conhecimento raso e traçar metas, buscar novos caminhos. O desafio será abrir a mente e expandir os horizontes. Sagitário e Gêmeos vão perceber mais intensamente essa energia. Também influenciará Virgem e Peixes, porém de uma forma mais sutil.

Eclipse Lunar no dia 30/11 – 8º de Gêmeos
As palavras-chave deste eclipse são flexibilidade e adaptação das emoções. Olhar de uma forma questionadora, racional e curiosa para os fatos. Abrir mão de filosofias e crenças ferrenhas para abrir novas oportunidades e crescer. Lembrando que, como é um eclipse lunar, diz respeito ao que devemos mudar nas relações – que podem ser familiares, de trabalho, de amizade ou amorosas.

Eclipse Solar no dia – 14º de Sagitário
O Eclipse solar em Sagitário pede para que sejam avaliadas a filosofia e as crenças que dão sentido à vida. Fatos do passado podem surgir, forçando uma revisão para que novos conceitos ganhem força e expandam o olhar. Filosofias antigas podem perder o sentido. Como fará um aspecto desafiador com Netuno, a tendência é que se passe por uma nova crise até que se descubra um novo caminho.

Últimas notícias