Como Andressa Suita, por que é comum mudar o cabelo após um término?

Para psiquiatra, gesto simboliza “recomeço ou início de uma nova fase”

atualizado 06/11/2020 19:10

Reprodução/ Instagram

Mesmo que tenha feito parte de uma ação de marketing, a recente mudança de visual de Andressa Suita fez com que a modelo ganhasse, além de uma enxurrada de elogios, uma série de postagens relacionando o gesto como uma possível mensagem. “Agora sim superou” e “Gusttavo Lima, você está morto para esta mulher” foram alguns dos comentários publicados nas redes sociais.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Mas, afinal, por que é tão comum mudar o cabelo, ou algo no visual, após terminar um relacionamento? “Nossa sociedade gosta de simbolizar os recomeços ou o início de alguma fase. Ao se terminar um relacionamento, o indivíduo pode simboliza-lo como a possibilidade também de um recomeço, isso sinaliza resiliência”, avalia o psiquiatra, professora da UnB e especialista em terapia interpessoal Luan Marques.

Na visão do especialista, a transformação faz com que haja, também, novas posturas e comportamentos. É, como brincaram os internautas em centenas de tuítes, uma forma de expurgar o que passou e se preparar para novos caminhos.

“Isso quer dizer que o indivíduo deseja ampliar a mudança, seja interior, seja exterior. Términos de relacionamentos permitem uma grande reflexão sobre o que podemos fazer para continuar e nos sentirmos bem. Sem dúvida, a mudança estética é uma oportunidade para se renovar e se sentir melhor”, descreve.

Suita, agora, exibe fios morenos, bem diferente do loiro a qual ficamos acostumados a vê-la durante anos.

Para o profissional, essa vontade de inovar, na maior parte dos casos, é consciente. “Nosso bem- estar é, muitas vezes, um aprendizado constante que envolve a tentativa e erro. Só sabemos que vamos acertar se tentarmos”, filosofa.

Mais lidas
Últimas notícias