metropoles.com

Veja fruto consumido por astronautas no espaço para evitar o inchaço

Amado por uns e odiado por outros, o fruto em questão tem elevado valor nutricional

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
astronautas (1)
1 de 1 astronautas (1) - Foto: Getty Images

O ano era 1971. O mundo preparava-se para assistir ao lançamento do Apollo 15, no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. A Lua era o destino. A bordo, estavam três astronautas: David R. Scott, comandante da missão; James B. Irwin, piloto do módulo lunar; e Alfred M. Worden, piloto do módulo de comando. O trio — que faria história ao passar o maior período na superfície lunar — sabiamente levou consigo um fruto poderoso: o damasco.

Da esquerda para a direita: David R. Scott, Alfred M. Worden e James B. Irwin

O insumo natural, usado na versão desidratada pelos astronautas, claro, é rico em nutrientes, fibras e antioxidantes. Aliado da dieta e regulador do colesterol, é uma opção para quem deseja controlar a glicemia e possui apenas 48 calorias a cada 100 gramas. “Também facilita a digestão e reduz a constipação, normalizando o trânsito intestinal e amenizando o inchaço“, atesta a nutricionista Thaiz Brito, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica.

Segundo a profissional, o damasco ainda tem bons níveis de vitamina A, responsável pela coloração alaranjada do alimento, e é benéfico para a saúde ocular e cardiovascular.

O damasco é tão nutritivo que, nas décadas de 1960 e 1970, era consumido por astronautas em missões espaciais do Programa Apollo, da NASA

A fruta pode ser consumida fresca ou seca. A primeira opção, no entanto, apresenta menos calorias, menos açúcares e mais vitaminas. Em contrapartida, como destaca a nutricionista, a desidratada tem mais tempo de prateleira, não precisa ser refrigerada, tem tamanho reduzido e também é considerada muito nutritiva. “Você precisará consumir menos fruta para alcançar maior necessidade de açúcar com a desidratada”, diz Brito.

A especialista finaliza frisando a importância da ingestão de fibras, sobretudo em ambientes complexos como o espaço. Ela cita outras opções de frutas fibrosas, entre elas, banana, abacaxi e tâmara.

Origem e maior produtor do mundo

Originários da Ásia, os damascos são cultivados há mais de 4 mil anos. Pertencem ao mesmo grupo botânico dos pêssegos, ameixas e cerejas. Um damasco tem apenas 17 calorias, cerca de 100 miligramas de potássio e 3,5 miligramas de vitamina C. Ainda é repleto de cálcio e ferro.

A Turquia é o maior produtor mundial de damascos. A fruta é uma das primeiras do verão do Hemisfério Norte, com alta temporada de junho a agosto. A versão seca desafia as estações e pode ser apreciada durante o ano inteiro.

Na galeria, veja outros alimentos aliados do bem-estar:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?