*

Além de ser voltado à prevenção do câncer de próstata, novembro também é usado para conscientizar a população a respeito do diabetes, com várias ações direcionadas ao combate da doença.

Em Brasília, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) promove, no próximo domingo (11/11), a Pedalada Azul. A iniciativa, que acontece das 8h às 12h, no Eixão do Lazer (altura da quadra 106 sul), apresenta a prática de atividades físicas como mecanismo de controle da enfermidade.

Vários grupos de ciclismo já estão confirmados no evento, como DV na Trilha. A equipe é coordenada por Mônica Messias, paciente diagnosticada aos 11 anos com diabetes tipo 1. Ela perdeu a visão em decorrência da doença, passou por transplante de pâncreas, retransplantes de rins e hoje está à frente deste projeto, reunindo deficientes visuais e pessoas com diabetes.

Arquivo/Agência Brasil

Em 2018, a campanha, apoiada pela Organização Mundial de Saúde e pela International Diabetes Federation (IDF), traz o tema “Família e Diabetes”, reforçando o impacto do núcleo familiar no manejo da diabetes. “Especialmente entre crianças e adolescentes, as atitudes familiares repercutem de modo positivo para a aceitação e o enfrentamento da doença, o que também é verdade para a reformulação do estilo de vida entre os adultos”, reforça Hermelinda Pedrosa, presidente da SBD Nacional.

Serviço:
Pedalada Azul
Data: 11 de novembro de 2018
Horário: das 8h às 12h
Local de concentração: Eixão do Lazer – Quadra 106 Sul. Brasília/DF
Mais informações: aqui.