Vontade de comer toda hora? Veja sete dicas para controlar a fome

É possível acabar com esse hábito e desenvolver uma rotina equilibrada

atualizado 20/01/2019 9:32

Quem nunca comeu por impulso independentemente da situação emocional? Essas atitudes são costumes que fazem parte do cotidiano, complicadas de romper e no decorrer do tempo podem levar ao ganho de peso e aumentar o risco de doenças crônicas, como problemas cardíacos e diabetes.

Existem estrategias indicadas por nutricionistas que podem te ajudar a combater esse impulso de comer toda hora. Entre elas, diminuir o consumo de guloseimas e optar por alimentos integrais, frutas e verduras.

Confira abaixo mais dicas para você conter a indesejada compulsão:

Encontre meios para lidar com as emoções 
Quando você sofre alguma frustração, ansiedade ou estresse, a primeira atitude é descontar na comida. É importante ficar antenado a situações como essas no seu cotidiano e pensar antes de comer. Note quando a refeição é por necessidade ou somente para buscar consolação em algum momento ruim. Uma dica para ter controle é anotar o que se come e relacionar aos horários e sensações do momento.

Procure outras formas de distração
Busque novas maneiras de prazer, não relacionadas à comida. Como, ver um filme, ler um livro ou até mesmo passear com o cachorro.

Não faça dietas restritivas 
De acordo com especialistas, regimes restritivos podem gerar um efeito contrário ao esperado, pois aumentam a vontade pelo alimento “proibido”, causando o risco de consumi-lo em excesso. É recomendável equilibrar a dieta, comendo tudo que se tem vontade, porém em porções reduzidas, ao invés de cortar brutalmente a ingestão de calorias.

Inclua exercícios físicos no cotidiano 
Adicionar atividades físicas à rotina ajuda a impedir a alimentação por impulso, dizem estudos. Outras investigações indicam que praticar exercícios pode diminuir os níveis de estresse e melhorar o humor. Alguns exercícios para aliviar o estresse são correr, caminhar, nadar e andar de bicicleta.

Divida suas refeições 
Estabeleça horários para que você coma entre cinco e seis vezes durante o dia. Isso pode impedir picos do hormônio da fome, chamado grelina, e ataques de madrugada à geladeira.

https://giphy.com/gifs/jKaFXbKyZFja0

Aprecie o sabor dos alimentos e não a quantidade 
O contentamento em comer pode estar no mastigar sem rapidez, sentindo o sabor real do alimento. Com isso, atendemos o tempo do cérebro de assimilar a mensagem da saciedade, contribuindo para que o organismo fique farto por mais tempo. Uma estratégia que funciona bem é colocar no prato a comida de maneira atrativa. É interessante apostar em alimentos coloridos, eles vão incentivar a vontade de saborear tranquilamente.

Busque ajuda 
Se você já tentou todos esses recursos citados acima e não funcionou, é importante procurar auxílio de um especialista. Psicólogos e psiquiatras podem ajudar a detectar comportamentos que ocasionam essa compulsão ou até mesmo identificar algum transtorno alimentar.

Últimas notícias