Site para crianças sobre sistema urinário ganha prêmio internacional

O Doutor Bexiga é uma plataforma para ensinar os pequenos pacientes sobre bexiga neurogênica e o passo a passo do cateterismo intermitente

atualizado 28/11/2018 16:22

istock

Um projeto da Faculdade de Medicina de Botucatu, da Unesp, recebeu um prêmio no último Congresso Europeu da Academia de Sociedades Pediátricas, na França. O Doutor Bexiga, um site construído para informar crianças sobre a bexiga neurogênica, sistema urinário e cateterismo intermitente urinário foi escolhido como o melhor pôster de enfermagem pediátrica.

A doença, muitas vezes crônica, caracteriza-se pela incapacidade de controlar o ato de urinar devido a interrupções na comunicação entre a bexiga e o cérebro. O cateterismo é um procedimento comum para auxiliar os pacientes.

Segundo Marla Andréia Garcia de Avila, coordenadora do projeto, “a premiação reafirma a importância de estudos para a educação em saúde dos pacientes. Quando se fala de crianças com doenças crônicas, elas devem ser incentivadas ao autocuidado, para se tornarem adultos com mais autonomia”.

O site Doutor Bexiga conta com jogos de memória, imagens para colorir, animações, folderes, vídeos educativos e histórias em quadrinhos para informar os pequenos pacientes não só sobre a doença e o procedimento do cateterismo, mas também sobre o funcionamento do sistema urinário em geral. Todo o material foi validado por especialistas e está disponível gratuitamente no site.

Mais lidas
Últimas notícias