*

Aquela sensação de estar cansado logo nas primeiras horas do dia é comum em cerca de dois terços da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa feita pelo órgão indicou que 60% dos brasileiros deixa de cumprir alguma obrigação por sentir cansaço durante o dia.

Especialistas em desenvolvimento pessoal listam dicas preciosas para vencer o cansaço do dia-a-dia:

Dormir bem

“Ter uma alimentação leve à noite, reduzindo o consumo de estimulantes, como o café e alguns tipos de chás, pode fazer toda a diferença na qualidade do sono”, explica o especialista Antonio Prates, que também é um dos criadores do canal Vida Com Método. Ele reforça que prestar atenção na qualidade da cama e do travesseiro é fundamental, pois problemas com esses itens podem impedir o corpo de descansar.

Boa alimentação

A especialista Taty Nascimento explica que a alimentação, além de leve e nutritiva, precisa ser estética – bonita aos olhos. O consumo de produtos de origem animal ou industrializados em excesso costuma tirar a energia.

“Uma alimentação mais frugal, ou seja, com uma quantidade menor de alimentos, sem resultar na sensação de estar ‘explodindo’ de tanto comer, pode aumentar muito a energia”, completa.

Transformar emoções

Antônio explica que as emoções negativas são ladrões de energia, mas é possível transformá-las em positividade. “O sentimento de ciúme pode ser transformado em zelo, que é algo positivo. O medo pode se transformar em precaução e isso ajuda a mudar a forma de encarar os desafios da vida diária”, aconselha.

Respirar

Taty Nascimento esclarece que os pulmões possuem capacidade respiratória maior do que se imagina e existem técnicas que auxiliam a obter mais energia por meio da respiração.

“O primeiro passo a ser dado é respirar fundo e encher o corpo de ar, incluindo a respiração com o diafragma. É aquela que faz parecer que estamos enchendo o abdômen, mas deve encher também a região intercostal e a parte alta dos pulmões”, explica.  Quando o corpo aumenta a sua capacidade de absorver oxigênio há ganho de energia.