metropoles.com

10 dicas para organizar um destination wedding

Especialistas em casamentos ensinam a coordenar eventos em outras cidades e até outros países, relevam as pegadinhas e os erros mais comuns dos noivos brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Local preparado para cerimônia de casamento à beira-mar
Local preparado para cerimônia de casamento à beira-mar

 

Comece o planejamento com pelo menos 16 meses de antecedência
Depois de definir o país e a cidade onde a festa vai acontecer, contate uma agência de viagem para ajudar a organizar o deslocamento e a escolher a locação do evento. Também pesquise pacotes com descontos para enviar, como sugestão, aos convidados junto com a confirmação da data da celebração.

Não há regras sobre quem paga o quê
Fica a critério de cada casal escolher se financia ou não a viagem dos amigos e familiares. “Cada um trabalha com o orçamento que tem“, explica o consultor de eventos César Serra.

Distribua o save the date um ano antes da festa
As pessoas precisam de tempo para programar uma viagem: juntar dinheiro, marcar férias, pesquisar preços e tirar visto (caso seja preciso). Avise aos convidados a data com antecedência de pelo menos um ano. Se der, marque a celebração perto de um feriado.

A cerimonialista Kely Pinheiro em sua casa no Lago Sul
A cerimonialista Kely Pinheiro sugere um mix cultural nas cerimônias

Contrate uma equipe de confiança local, para conversar a mesma língua dos fornecedores de lá
Dentro do Brasil, o padrão de organizar um casamento é parecido, com mais ou menos luxo. Fora do país, os eventos normalmente são vendidos como pacotes. Os noivos escolhem as cores da decoração, estipulam o orçamento e o número de convidados. “Bons cerimonialistas e decoradores brasileiros conseguem dar um toque da nossa cultura (e do casal) à festa”, explica a designer de eventos Kely Pinheiro. Além disso, o rito matrimonial varia em cada país, um profissional brasileiro pode ajudar a combinar as culturas.

Desapegue das tradições brasilienses e adote a cultura local
Personalizar é importante. Mas tudo tem limite. Não adianta fazer um casamento fora do Distrito Federal e querer levar todos os detalhes como comida, lembrancinha e decoração. Indica-se abraçar — pelo menos alguns — costumes da região escolhida. Adote fornecedores locais e coloque detalhes que remetam à cultura da cidade.

Viaje pelo menos uma vez antes ao local do casamento para definir detalhes
O mundo conectado facilita coordenar uma festa à distância, mas mesmo assim é importante visitar a região para sentir o clima, ver os detalhes e conhecer pessoalmente o local do evento e alguns serviços. Se o casal contratou um cerimonial indica-se levá-lo junto.

O ideal é transportar os sapatos em caixa
O ideal é transportar os sapatos para o casamento em caixa

Planeje como o vestido – e outros objetos delicados – serão transportados
Colocar uma saia volumosa dentro de uma mala pode desarmar o tecido. Por isso, algumas noivas que casam fora chegam ao ponto de comprar passagem de avião só para levar a peça em um assento separado. Pesquise a melhor maneira de embalá-la e avalie o custo desse deslocamento. Lembrancinhas podem ser distribuídas entre as bagagens dos familiares para não pagar excesso de peso. Os sapatos devem ir em caixas, para não estragarem.

Leve dinheiro vivo na moeda do país – prepare-se para gastar mais do que planejou
Fica difícil calcular o valor final da festa, pois pode haver imprevistos. Muita gente acredita ser mais barato pagar um evento fora do país. Isso, de fato, é verdade. Mas os destination weddings duram três ou quatro dias e pedem dois ou três eventos e muitos detalhes. Por isso, não se perca no orçamento. Considere as viagens prévias, as passagens das equipes contratadas, os mimos para os convidados e outras despesas obrigatórias. “Tenha dinheiro vivo na moeda local, um bom cartão de crédito internacional e separe um caixa extra”, alerta o consultor de eventos César Serra.

Consultor de eventos César Serra
O consultor César Serra recomenda ter caixa extra

Não arrisque com a sua vaidade: leve junto cabeleireiro, maquiador e fotógrafo
Padrões de beleza e imagem variam de país para país, de cidade para cidade. “A noiva, no dia do casamento, precisa estar confortável com o cabelo e a maquiagem escolhidos. Por isso, leve uma equipe de confiança. O investimento vale a pena”, propõe o consultor de eventos César Serra. A regra vale para as fotos. Os profissionais brasileiros estão acostumados com o padrão esperado. Essas imagens ficam para o resto da vida.

Mime os convidados
Os amigos e familiares se deslocaram para celebrar com o casal, indica-se compensar o esforço com carinho. Organize festas para receber e se despedir dos convidados, monte um guia com dicas turísticas, personalize os produtos do banheiro do hotel e deixe presentes (mesmo que simples) para agradecer a presença nesses dias especiais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?