Foi às compras? Veja por que lavar as roupas antes do uso é essencial

Dermatologista explica por que lavar as peças ao sair da loja é tão importante

atualizado 05/08/2022 15:39

Mulher branca de cabelo liso louro segurando uma pilha de roupasDaz Roupaz/Divulgação

Você não vê a hora de poder usar aquele look novo e, no automático, nem pensa em lavá-lo. O mesmo acontece com aquele jogo de lençol novo, não é mesmo? Pode até parecer exagero, mas você precisa lavar roupas, toalhas e lençóis de cama ao sair da loja.

“Apesar de parecerem limpas e passadas, as peças podem não estar tão ‘limpinhas’ assim”, adverte a dermatologista Sayuri Yuge.

Até chegar em casa, o caminho percorrido pelos produtos é longo, conforme lembra a profissional. “No percurso, pode haver a contaminação das fibras dos tecidos com poeira, vírus, bactérias e até fungos”, alerta a integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Contrariando as contraindicações dermatológicas, as pessoas que não costumam lavar esses itens estão expostas a infecções. “A roupa suja pode causar doenças infecciosas (bacterianas e virais), assim como alergias e problemas respiratórios”, exemplifica a médica.

Como fazer a primeira lavagem

Sayuri orienta que, antes de lavar as peças pela primeira vez, é importante ler as instruções do fabricante.

Geralmente, os itens podem ser higienizados na máquina de lavar, usando o sabão em pó ou líquido da sua preferência. “Uma dica extra é usar vinagre de álcool nas toalhas para as pessoas que têm alergia a amaciante. Ele faz com que as fibras do tecido fiquem mais macias e fofinhas, sem deixar resíduos”, ensina a dermatologista.

Mais lidas
Últimas notícias