metropoles.com

Dermatologista famosa explica fórmula que faz mágica na pele oleosa

Adriana Vilarinho listou os benefícios de uma substância presente em séruns, cremes e tônicos. O produto é indicado para pele acneica

atualizado

Compartilhar notícia

@clinicaadrianavilarinho/Instagram/Reprodução
A dermatologista Adriana Vilarinho sorrindo para foto. Ela usa blusa de manga longa rosa - Metrópoles
1 de 1 A dermatologista Adriana Vilarinho sorrindo para foto. Ela usa blusa de manga longa rosa - Metrópoles - Foto: @clinicaadrianavilarinho/Instagram/Reprodução

As baixas temperaturas das estações mais frias do ano funcionam como um “veneno” para a pele. Quem dispõe de cútis oleosa sofre com a maior produção de sebo e, consequentemente, o surgimento de espinhas e cravos. A temporada atrapalha também o quesito hidratação. Caso se veja sem uma luz no fim do túnel, a dermatologista Adriana Vilarinho vem trazer uma dose de alívio. A médica explicou os benefícios de uma fórmula poderosa, batizada de ácido salicílico.

A dermatologista atende na Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo. Ao todo, existem cinco unidades do espaço especializado em cuidados com a pele, cabelo e unhas. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a médica listou os benefícios do ácido salicílico, presente em séruns, cremes e tônicos. “O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido, de origem natural e derivado da salacina, retirada da casca do salgueiro”, esclarece. Diante dos avanços da indústria da beleza, o componente passou a ser produzido de modo sintético.

Dermatologista Adriana Vilarinho
A dermatologista Adriana Vilarinho comanda clínicas homônimas em São Paulo

De acordo com Adriana, a fórmula soma mil e uma serventias. Para começar, o ácido salicílico se destaca por ser um ótimo esfoliante. O produto tem boa penetração na cútis. No quesito limpeza, o componente oferece maior higienização da região cutânea tanto superficialmente quanto mais profundamente. Quando aplicado, remove as células mortas de forma suave, desobstrui os poros, diminui a produção de sebo e melhora o aspecto da acne.

À procura de uma substância com propriedades anti-inflamatórias?  O ácido salicílico apresenta essa eficácia. Antes de correr para as farmácias ou e-commerces de beleza, Adriana orienta consultar um dermatologista. O expert irá prescrever o produto e a forma correta de utilização em determinado caso.

“Cada pessoa tem uma rotina de cuidados com a pele personalizada, um grau e origem de acne diferente e, por isso, não há uma recomendação padrão”, enfatiza a médica.

Dermatologista Adriana Vilarinho
A especialista deu detalhes sobre o ácido salicílico

Por conta do leque de vantagens, o produto costuma ser bastante indicado para a pele oleosa, em especial, a acneica. O componente está no rol de inimigos dos cravos e espinhas. “Devido ser um queratolítico, controla as enfermidades causadas pelo excesso de queratina”, endossa a especialista. Segundo Adriana Vilarinho, a função esfoliante do ácido salicílico ajuda a deixar a derme menos espessa.

“Limpa mais profundamente a pele, controla a produção de sebo e desobstrui os poros”, sustenta Adriana Vilarinho.

Rosto de jovem mulher
A substância limpa profundamente a pele

Segundo a expert, outras regalias de passar o produto são as ação antibacteriana, anti-inflamatória e antifúngica. “Previne infecções por bactérias e fungos, bem como as inflamações resultantes da acne”. Falando sobre cútis acneica, Adriana lembra que o diagnóstico vai além de apenas uma avaliação física. “Precisamos averiguar as causas que levaram ao surgimento ou piora do quadro por meio de exames e histórico do paciente”, salienta a médica.

Conforme frisa a especialista, o componente é encontrado em séruns e pode ser utilizado tanto na rotina da manhã, antes da aplicação do filtro solar, quanto à noite. “O que define o melhor horário é a concentração do produto”, garante a médica. No tópico contraindicações, as gestantes estão proibidas de usar a fórmula. “Vale consultar a dermatologista para buscar outra sugestão que substitua a fórmula, caso não possa interromper o tratamento para a acne”, ressalta.

mulher se olhando no espelho e aplicando produto no rosto
O produto é indicado para pele oleosa com propensão à acne

Em relação a quantidade ideal da dosagem a ser aplicada, Adriana diz: “Não há uma regra. Os que promovem mais benefícios são os séruns e cremes, pois trazem concentrações maiores. Cada pele tem suas características e necessidades. É preciso avaliar o paciente 360° a fim de diagnosticar a origem ou motivo de piora da acne e assim prescrever a dosagem indicada para cada caso”. Ao adquirir, a médica indica ficar atenta ao índice de concentração do ácido salicílico.

“Para evitar desconfortos e possíveis alergias, consulte sempre a dosagem adequada para seu tipo de pele com um dermatologista”, recomenda Adriana.

Sobre a especialista

Adriana Vilarinho é graduada em medicina e fez residência em dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a expert escreveu o livro Beleza à Flor da Pele, publicado pela editora Abril em 2005. A especialista integra a Academia Americana de Dermatologia (AAD). Ela comanda cinco unidades da clínica homônima em SP. O endereço costuma atrair famosos.

Foto colorida. Adriana Vilarinho
A médica publicou o livro Beleza à flor da pele

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?