*

O brasiliense já é conhecido pôr ser apaixonado pelo céu da capital. A cor azul vibrante é tema de muitas fotos postadas diariamente nas redes sociais. Mas outro fenômeno com beleza semelhante também preenche os nossos corações de orgulho: o pôr do sol. No final da tarde, ele se torna palco de um espetáculo de cores que encanta quem tem a sorte de presenciar.

Com a seca e o céu com poucas nuvens, essa é uma boa época para separar um tempo para ver o pôr do sol. Para aproveitar esse show com todos seus efeitos, o Metrópoles separou cinco lugares chave para programar uma ida quando chegar o final da tarde:

Ermida Dom Bosco

No Parque Ecológico Dom Bosco, há um mirante que proporciona uma visão panorâmica de Brasília. De lá, é possível ver o Lago Paranoá, Palácio da Alvorada e a Ponte JK. Graças à posição privilegiada, o pôr do sol completa o cenário e é um dos melhores locais para presenciar o espetáculo. Aos arredores da igreja, há pista de skate, ciclovia, teatro, arena e o píer.

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul oferece várias opções para quem quiser se sentir mais confortável e presenciar o fenômeno. É possível se sentar à beira do lago para ver de perto as cores do pôr do sol brincando com a ponte Honestino Guimarães. Mas há também alternativas de restaurantes, de esportes no lago – como o wakeboard e windsurfe – e espaço de sobra para andar de bicicleta ou skate.

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

Com área externa de cerca de 24 mil m² oferecida para os visitantes, o CCBB pode presentear cenas do pôr do sol de tirar o fôlego. O verde do gramado externo combina com a mistura das cores do fim da tarde. Neste mês, o centro cultural tem mostras de cinemas, exposições e acervos disponíveis para todos gostos.

A mostra de filmes Anima Mundi, com animações para todas as idades, termina no dia 12 de agosto. Até outubro, a exposição Ex África estará disponível, com entrada gratuita e funcionamento até às 21h. Além disso, o Museu Banco do Brasil, com obras de Di Cavalcante a Athos Bulcão, está com acesso gratuito até o final do ano.

Torre de TV

Não podia estar de fora o monumento que fica no centro de Brasília e é um dos principais temas dos cartões postais da cidade. Com a visão para a Esplanada dos Ministérios, o pôr do sol toma outra proporção. Além disso, o sol descendo pelos prédios também é outra opção de cenário cinematográfico. Ao final, se o espectador tiver sorte, ele pode presenciar um show da Fonte Luminosa.

Praça do Cruzeiro

Ponto de encontro de muitos food trucks, a Praça do Cruzeiro é um ótimo local para presenciar um belo pôr do sol. Do mirante, com uma cruz de 1.172 metros, é possível ver o monumento do Memorial JK lado a lado do sol no fim do dia. O espaço alto e aberto proporciona uma visão de camarote do cenário.