*

A capital do Brasil é uma cidade singular com arquitetura diferente e céu sem comparação. O que não falta por aqui são lugares divertidos e interessantes para fazer fotos e postar no Instagram, uma das redes sociais mais fortes da atualidade.

Para ajudar a bombar o “Insta” com fotos incríveis, o Metrópoles reuniu brasilienses (nascidos ou de coração) que elegeram os melhores locais para fazer cliques no quadradinho.

1) Catedral Metropolitana de Brasília
O DJ Gusttavo Carvalho curte os pontos turísticos da capital e gosta de fotografar por hobby, procurando ângulos diferentes dos monumentos tão comuns nas paisagens brasilienses. Ele indica a Catedral por causa de sua estrutura que forma um desenho interessante, além dos vitrais do teto. “É um dos projetos mais fascinantes de Brasília”. Outra fã do monumento é a publicitária Tatá Canhedo. “Acho a Catedral a cara de Brasília, um dos maiores símbolos da cidade. Ela me transmite uma energia boa e me faz ter orgulho de ter nascido aqui”, conta.

Arquivo Pessoal

Tatá Canhedo na Catedral

 

2) Pilotis
Uma das marcas arquitetônicas de Brasília com certeza são os pilotis dos prédios. A digital influencer Luíza Mello é uma das brasilienses que se aproveita das linhas para dar uma perspectiva diferente às fotos. “Amo explorar os pilotis dos prédios. É um cenário bem característico, não encontramos em qualquer cidade. Aqui, temos um efeito visual mais amplo e moderno”, comenta.

Arquivo pessoal

Luly Mello debaixo de seu prédio

 

3) Nicolândia
Parte da infância dos brasilienses, o parque de diversões rende fotos diferentes e interessantes, segundo o fotógrafo e designer Henrique Almeida. “É um lugar que parece clichê, mas, sabendo explorar, é possível fazer umas fotos bem criativas, ainda mais durante a noite”. Conforme ainda explica, o segredo para fazer bons cliques é o treino.

Arquivo Pessoal

Henrique Almeida, no Nicolândia

 

4) Setor de Mansões do Lago Norte
Ex-mister Brasil, o modelo João Paulo Andrade curte explorar lugares diferentes que possibilitam boas imagens. Um dos points favoritos dele é a SMLN ML 5. “Lá, você encontra algumas prainhas bem escondidas que rendem fotos criativas na beira-lago. Vale apostar no pôr do sol”, sugere.

Dennis Araya

JP, no SMLN

 

5) Península dos Ministros
Do outro lado do Lago Paranoá, a QL 12 do Lago Sul também arranca fotos de tirar o fôlego, de acordo com a blogueira Vanessa Vasconcelos. Conhecida por ser a moradia de políticos importantes, a península apresenta mais do que belas casas. “A área é repleta de paisagismo, muros bonitos e as fotos ficam lindas, tanto que é um destino muito procurado para fotografar casais em suas prévias”.

Arquivo Pessoal

Vanessa, na QL 12 do Lago Sul

 

6) Aeroporto de Brasília
Responsável por vários “cliques” de blogueiras no Instagram, o fotógrafo de lifestyle Rômulo Juracy aponta que um dos lugares favoritos das influenciadoras digitais é o Aeroporto de Brasília. “Entre uma viagem e outra, tem o famoso ‘aerolook’“. Segundo conta Rômulo, a parte externa é uma de suas favoritas, mas as paredes internas com imagens de Athos Bulcão é parada certa das blogueiras e garantia de likes.

Rômulo Juracy

Luly Mello pelas lentes de Rômulo Juracy

 

Rômulo Juracy

Márcia Oliveira, no aeroporto

 

7) Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)
A veia artística da badalada chef Mara Alcamim levou sua escolha para um dos locais que mais fomenta a arte em Brasília: o CCBB. Além da estrutura divertida do próprio local, Mara gosta de aproveitar as exposições itinerantes a fim de interagir e capturar momentos divertidos. “Arte sempre vale a pena! Até mesmo sem entender direito do que se trata”, afirma a chef.

Eu Disruptiva no CCBB. Kkkkkk

A post shared by Mara Alcamim (@maraalcamim) on

 

8) Memorial JK
Com o objetivo de honrar a memória do fundador da capital federal, o presidente Juscelino Kubitschek, o Memorial JK também compõe a lista de favoritos de Gusttavo Carvalho. “É até difícil dizer quais são os lugares mais incríveis de Brasília, mas eu destacaria o Memorial JK, por ser um ponto turístico diferente”, opina.

Gusttavo Carvalho

Memorial JK em 360º

 

9) Árvore da 108 Sul
Iza Garcia e Mariane Oliveira, do Roteiro Baby, adoram explorar o lado histórico de Brasília enquanto fazem atividades gratuitas e divertidas. Uma opção diferente é a árvore da 108 Sul. “Na verdade, são duas árvores que se emaranham e formam uma espécie de túnel, fazendo a alegria da criançada. São ficus italianos, plantados em 1963, situados ao lado da 1ª banca de revistas de Brasília. Então, além de diferente e divertida, a foto ganha valor histórico”, explica Mariane.

Bruna, na árvore da 108 Sul

 

10) Babilônia
Localizado na comercial “diferentona” de Brasília, na 205/6 Norte, o projeto arquitetônico de Doramélia Marra da Motta é um paraíso dos instagrammers que gostam de paredes brancas, como aponta Henrique Almeida. Conforme garante o profissional, todos os locais do espaço são fotografáveis, basta procurar um ângulo bacana.

Arquivo pessoal

 

11) Lago Paranoá
Seja pelo Pontão, pela Ermida ou pela Orla, o Lago Paranoá é queridinho dos brasilienses. Nossa versão do “mar” também rende lindas imagens, principalmente no fim do dia. O produtor Gustavo Antony afirma que o pôr do sol na barragem, em passeio de lancha, é incrível.

12) Váaaaaarios cafés e restaurantes
O que não sai da cabeça dos brasilienses fãs de selfies e cliques? Café e restaurantes. Um dos pontos que têm bombado é o Acervo Café, no Guará II. O espaço possui um ambiente cool e moderno e, portanto, aconchegante e muito lindo para fotografar.

Mixologista badalado, Gustavo Guedes está sempre por dentro dos locais da moda. Para fotos, seu favorito é o Piantas, com sua adega, pilastras cheias de rolhas, paredes revestidas com caixas de bons vinhos e área externa com luz natural.

 


Bônus: qualquer lugar que tenha um Ipê
Poucas coisas fazem um brasiliense tão feliz como o começo da temporada de ipês. Árvore típica do Cerrado, os ipês explodem em julho com as flores coloridas em tons roxo, rosa, amarelo, branco e verde. Os cerca de 700 mil pés espalhados por Brasília lotam o Instagram e são alvos de diversos concursos de fotografia. Por isso, a escolha de Vanessa Vasconcelos encerra a lista. “Os ipês são cartão-postal da nossa capital. Sempre gosto de postar flores e natureza no Instagram. Paisagens sempre acalmam e alegram o dia de quem vê a foto”, relata. Vanessa Vasconcelos