metropoles.com

Seis tratamentos de rotina para cuidar da pele aos 40 anos

Acne, melasma, secura e linhas de expressão podem ser tratadas e – a melhor parte – em casa mesmo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Jennifer Aniston
1 de 1 Jennifer Aniston - Foto: Getty Images

Os 40 são os novos 30? Alguns acreditam que sim. As pessoas têm mais informação, acesso aos melhores produtos do mercado – e não necessariamente custam uma fortuna –, aprendem dicas caseiras para dar aquele up no visual e, principalmente, estão mais ligadas na importância de se cuidarem, não só pela estética.

A quarta década de vida também tem seus benefícios. A acne diminui, assim como os problemas hormonais de pigmentação dos anos anteriores. Não precisa pesar a mão no botox ou investir uma fortuna em tratamentos caríssimos, existem outras formas de manter a pele bonita e jovial.

Já falamos sobre os cuidados diários para chegar aos 30 anos com a pele perfeita. Agora, a dermatologista Adriana Marim ensina seis tratamentos rotineiros para se ter aos 40.

“O foco nessa fase é a secura e a insensibilidade da pele, além do aumento das linhas de expressão. Claro, muitos tratamentos com aparelhos modernos podem ajudar muito. No entanto, você também pode dar uma mãozinha em casa”, explica a especialista. Então, preste atenção e siga as dicas da dermato.


“Hidratação, esfoliação, um pouquinho de massagem…”

1. Esfolie sim, mas com cuidado
A partir dos 25 anos, as pessoas perdem 1% de colágeno e elastina a cada aniversário. Aos 40, você vai começar a perceber esse efeito. Células de pele morta são mais lentas para se desfazer e a acumulação pode contribuir para o ressecamento, dupla tonalidade e até acentuação de manchas e rugas existentes.

A dica é fazer uma esfoliação leve pelo menos uma vez por semana para conseguir um efeito mais macio e radiante. Certifique-se de contrabalançar maior frequência com menos potência. Se começar a sentir que está irritando a pele, pare e enxague. 

 

2. Ajuda na produção de colágeno? Então pode comprar
Aumente seu arsenal antienvelhecimento para incluir não apenas retinoides e péptidos – embora ainda sejam muito cruciais -, mas também fatores de crescimento e células-tronco.

Muitas pessoas, lutando contra a pele seca, não podem usar retinoides frequentemente, como já fizeram um dia, mas, agora, elas precisam mais do que nunca do aumento de colágeno. Nesse ponto, os ativos suplementares são essenciais: enquanto reparam e reabastecem a derme por diferentes meios, tanto as células-tronco como os fatores de crescimento podem promover a volta celular e reduzir linhas finas e rugas.

Todos esses ingredientes funcionam melhor juntos. À noite, use um retinoide mais suave e mais emoliente, com a frequência que a pele tolerar. Mesmo se você tiver a tez sensível, nessa idade, as prescrições são realmente necessárias pelo menos duas vezes por semana. Elas também ajudarão a limpar qualquer acne hormonal relacionada à perimenopausa, a qual pode se esgueirar mais no final dos 40 anos.

 

3. Antioxidante e protetor solar, sempre
Não, ainda não cansamos de te falar da importância do protetor. Aos 40, você precisa entender como os antioxidantes e o filtro solar são essenciais para proteger o colágeno, afastar as manchas e os cânceres de pele.

Temos uma má notícia, mas não se desespere. Seus produtos favoritos de longa data podem não ter a consistência certa para sua pele em constante evolução. Jogue fora todos os itens “oil-free” e compre versões mais grossas e mais cremosas, com adição de hidratantes e anti-idade. 

.

 

4. Creme para a área dos olhos, sim senhor(a)
Nessa faixa etária, muitas pessoas começam a perceber suas pálpebras mais “elásticas” do que costumavam ser. Sabe aquela caidinha na hora de passar a sombra, por exemplo? Pois é. A área entre os olhos e a sobrancelha começa a ficar mais flácida e tende a dar uma declinada.

Está passando por isso? Então, está na hora de investir em um bom creme para a área dos olhos, com retinol ou retinaldeído, uma forma mais suave de vitamina A – eles também ajudam a melhorar os “pés de galinha”. Passe um pouco em qualquer lugar onde você pode sentir o osso da face, menos no globo ocular. Se sentir sensibilidade, comece usando apenas uma ou duas vezes por semana.

 

5. Durma com máscara facial ou creme noturno
A gente sabe, você não tem o costume e não entende muito bem a funcionalidade de ficar parecendo uma fantasia de Halloween. A intenção aqui não é assustar, mas te fazer acalmar e hidratar a pele, usando por cima dos seus produtos da noite um creme noturno ou uma máscara carregada com umectantes (glicerina, ácido hialurônico), óleos naturais, antioxidantes (igualmente importantes de dia e de noite) e ceramidas. 

Não adianta tirar a máscara rapidamente. Que tal tentar passar a noite com o produto?

 

6. Aposte no sérum hidratante
As moléculas de captura de umidade na sua derme, assim como o ácido hialurônico, começam a diminuir na casa dos 40. Esses umectantes decrescentes desencadeiam a desidratação, enquanto também nos predispõem à perda de volume, criando uma reação em colapso ou flacidez na pele.

Para ajudar a preencher e reidratar, comece a substituir o que foi perdido com um sérum de ácido hialurônico.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?