Consumo de shampoo cai 25% e falta de higiene capilar preocupa médicos

Segundo tricologista, a limpeza do couro cabeludo é fundamental, mesmo em tempos de pandemia. Ela evita disfunções na saúde e futuras quedas

Felipe Menezes/Metrópoles

atualizado 21/05/2020 12:36

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina das pessoas e gerado novos costumes – nem sempre benéficos à saúde. Um deles é o de lavar menos os cabelos.

De acordo com pesquisa realizada pela Unilever, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene do mundo, a quarentena diminuiu em até 25% a demanda por shampoos e condicionadores.

Esse novo hábito de higienizar as madeixas com menos frequência é fortemente desaconselhado pelos médicos.

0

“O cabelo é um dos nossos marcadores de saúde, mantê -los saudáveis é primordial . E uma ação super importante é deixá-los limpos”, afirma a tricologista Viviane Coutinho.

A médica revela que, ao invés de diminuir o número de lavagens semanais neste momento de crise, as pessoas deveriam é estar higienizando os cabelos com mais veemência.

“Lembrando que couro cabeludo é pele e retém sujidade. Quando desequilibrado, pode gerar disfunções na saúde e futuras quedas. Um conselho que sempre dou é higienizar mais neste período, pois ele também é um condutor de contaminação”, explica.

“Hidratação”? Oi?

A profissional ainda afirma que os demais cuidados com os fios, como nutrição e hidratação, também não devem ser esquecidos durante a quarentena.

“Os nossos cabelos sofrem agressões físicas o tempo todo, como o pentear, a poluição, a água quente, o atrito com o travesseiro e o desembaraçar. E alguns cabelos sofrem, além disso, agressões químicas, perdendo nutrientes importantes para a composição de um cabelo saudável”, resume.

“Portanto, é essencial que devolvamos esses nutrientes para equilibrar novamente os cabelos”, esclarece.

Outro conselho dado pela tricologista é, durante os dias em casa, aproveitar para dar uma trégua aos fios e abrir mão do uso de secadores, chapinhas e babyliss.

“Isso faz com que seus cabelos sofram menos agressões”, destaca.

A alimentação ainda é fundamental para manter a beleza e saúde dos fios em dia.

“Lembrando que nossos cabelos são anexos do corpo. Nossos estoques precisam estar bem para que eles recebam os nutrientes. Devemos acrescentar na nossa alimentação muitas proteínas (afinal, a maior parte dos fios é composta por elas), legumes e verduras. Fora evitar gorduras, carboidratos e açúcares, que prejudicam a saúde capilar”, orienta.

Coronavírus

Além de dar dicas para manter os cabelos belos e saudáveis, a profissional faz orientações para evitar que o novo coronavírus se aloje nos fios.

“Se for para a rua, prenda os fios ou use uma touca. Por precaução, lave, ainda, a fronha do travesseiro a cada dois dias”, conclui.

Últimas notícias