metropoles.com

5 maneiras inusitadas de usar manteiga de cacau na rotina de beleza

Comumente usada para hidratar os lábios, a boa e velha manteiga de cacau também traz benefícios surpreendentes à pele e ao cabelo

atualizado

Compartilhar notícia

Jonathan Knowles/Getty Images
mulher passando batom
1 de 1 mulher passando batom - Foto: Jonathan Knowles/Getty Images

Ao alcance das mãos em todos os supermercados e farmácias, a manteiga de cacau é comumente usada para hidratar os lábios, sobretudo no outono e no inverno, estações que favorecem o ressecamento labial devido à baixa umidade.

O produto de embalagem minimalista (para não dizer sem graça) e extremamente acessível (ele pode ser encontrado em lojas virtuais por menos de R$ 2) realmente é capaz de dar vida nova à pele sensível da boca, três vezes mais fina que a do corpo, segundo especialistas. Os benefícios do hidratante natural, entretanto, não se limitam à região.

“A manteiga de cacau pode ser usada para hidratar a pele, os lábios e o cabelo, desde que seja orgânica. O produto também pode ser utilizado para amenizar a coceira de picadas de insetos, tratar calos, nutrir cutículas e prevenir rachaduras nos pés”, revela a dermatologista Priscila Câmara de Camargo, à frente da clínica Camargo, em São Paulo.

Segundo a química cosmetóloga Ludmila Slivinski, especialista em cosmetologia natural, a manteiga de cacau, de fato, mantém a hidratação corporal e capilar, assim como faz com os lábios, auxiliando na regeneração.

“A manteiga de cacau é uma ótima aliada da beleza. Além de formar um filme protetor no corpo, possui ação ativa biologicamente, trazendo um aumento na barreira epidermal e dificultando a perda de água para o ambiente”, complementa a profissional.

Para além de hidratante labial: conheça outras finalidades da manteiga de cacau
Pureza do produto

De acordo com a cosmetóloga, a manteiga de cacau 100% natural pode ser aplicada na pele, nos lábios e no cabelo. “Nos fios, entretanto, ela pura pode deixar um aspecto ‘pesado’ nada agradável”, adverte. “Produtos capilares contendo essa matéria-prima na composição trazem melhor espalhabilidade, além da possibilidade de agregar outros ativos também benéficos que irão potencializar os resultados”, complementa.

Nos lábios, o enredo é outro, conforme explica a dermatologista. “Muitos cremes e protetores labiais possuem substâncias nocivas. Por isso, na boca, use sempre a manteiga in natura, pura, sem qualquer outro componente na fórmula”, elucida.

Contraindicações

A manteiga de cacau em si não tem contraindicação, tampouco traz riscos à saúde. Quem atesta é a dermatologista pós-graduada em medicina estética pela Associação Internacional de Medicina Estética (Iaam, na sigla em inglês) Natasha Crepaldi.

“O hidratante natural pode trazer malefícios apenas para pacientes com alergia ao produto, o que é raro”, garante a médica, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Usar o produto na pele, nos lábios e no cabelo é seguro, segundo especialistas
Curiosidades sobre a manteiga de cacau

A manteiga de cacau nada mais é do que uma gordura natural extraída da semente de cacau durante ao fabricação do chocolate. O produto é utilizado para a produção do chocolate branco, mas também pode ser facilmente encontrado em uma variedade enorme de dermocosméticos, graças às propriedades hidratantes citadas ao longo desta matéria.

“A manteiga de cacau é composta por 96% de óleos naturais vegetais, o que faz com que a hidratação natural do corpo seja retida, além de promover uma barreira mecânica contra a evaporação de água, vento, frio e poluição”, reitera a dermatologista Natasha Crepaldi. “Ela também é rica em antioxidantes, aliados no combate ao envelhecimento precoce da pele”, adiciona.

Extra: por ter uma absorção rápida, a manteiga de cacau também é indicada para o alívio de queimaduras e irritações da pele. Ela ainda ajuda a reforçar a proteção solar.

Galeria de produtos

Confira produtos à base da matéria-prima, com link de compra direta.

0

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações