metropoles.com

Cinco atitudes que deixam os lábios ainda mais ressecados no frio

A desidratação provocada pela baixa umidade dos dias frios pode ser agravada por atitudes aparentemente inofensivas. Descubra as principais

atualizado

Compartilhar notícia

LaylaBird/Getty Images
lábios boca batom
1 de 1 lábios boca batom - Foto: LaylaBird/Getty Images

Um dos efeitos colaterais mais desagradáveis do frio é a desidratação labial. A baixa umidade, típica dos dias gélidos de outono e inverno, diminui consideravelmente a produção natural das glândulas que lubrificam a boca, sensibilizando (e muito) a região.

“Além disso, o clima seco facilita a perda de água transepidermal, prejudicando o quadro de desidratação nos dias frios”, complementa a dermatologista Paola Pomerantzeff, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

0

Segundo a especialista, a situação ainda pode ser agravada por atitudes aparentemente inofensivas do dia a dia. Confira as principais a seguir.

1. Limpar o rosto com água quente

A limpeza com água quente pode piorar as rachaduras labiais, uma vez que ela extrai a umidade da região enquanto evapora. “A água quente retira os óleos naturais que mantêm os lábios hidratados. Prefira sempre água morna ou fria”, aconselha a dermatologista.

2. Expor os lábios ao sol

A exposição ao sol também pode agravar o quadro. Por isso, usar protetor labial com fator de proteção solar torna-se essencial. “Além das baixas temperaturas, o sol é outro agressor importante. Os fototipos 1 e 2, ou seja, os pacientes de peles claras, são os mais acometidos por ressecamentos e queimaduras causadas pelo sol”, elucida.

3. Usar bálsamos labiais perfumados

Comumente encontradas em protetores labiais, as fragrâncias podem irritar a pele e aumentar o número de rachaduras. “É fundamental evitar o uso de qualquer produto com fragrância e adição de cor”, aconselha Pomerantzeff.

4. Aplicar ingredientes irritantes

“Evite o uso excessivo de hidratantes labiais com ácido salicílico, esfoliante que remove as células mortas da pele”, diz a médica. “O uso muito frequente desse ácido pode causar irritação e ressecar ainda mais os lábios”, alerta. Outros ingredientes que devem ser evitados a todo custo são mentol e aldeído cinâmico.

5. Lamber os lábios

De início, lamber os lábios pode dar a sensação de hidratação. A prática, no entanto, tem efeito contrário, conforme explica a especialista. “Umedecer a boca com a língua provoca um desequilíbrio, já que a saliva tem pH mais ácido do que os lábios. O costume pode causar microfissuras, ardência e vermelhidão”, afirma. Lamber os lábios repetidamente ainda pode provocar “dermatite labial”, uma dermatite de contato ao redor dos lábios caracterizada pelo ressecamento e pela vermelhidão.

Dá-lhe hidratante labial

O ideal para evitar o problema é usar constantemente produtos com ingredientes hidratantes, a exemplo da ceramidas e do ácido hialurônico, juntamente com ingredientes que selam a umidade, como lanolina ou cera de abelha.

Nos dias mais frios, batons com ingredientes seguros, livre de ingredientes irritantes, podem ser usados sem parcimônia, de acordo com a dermatologista. “Também é aconselhável beber mais água e usar um umidificador em casa para manter a umidade do ar”, acrescenta.

Mas, fique atento: se mesmo com esses cuidados a secura dos lábios permanecer, procure um médico. O sintoma pode indicar uma questão mais séria. “Às vezes, lábios secos e rachados podem ser sinal de deficiência de vitamínicas, doença inflamatória intestinal, infecções fúngicas, dermatite de contato, dano solar excessivo, dentaduras mal ajustadas ou reação adversa a medicamentos”, finaliza Pomerantzeff.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações