5 segredinhos para manter o bronzeado do verão por mais tempo

Esfoliação, hidratação e até dieta específica são algumas dicas para aumentar a durabilidade do bronze

OJO Images/Getty ImagesOJO Images/Getty Images

atualizado 14/01/2020 8:10

Estamos no auge do verão no Hemisfério Sul. Uma dúvida é recorrente entre quem vai ou voltou da praia: como prolongar a cor dourada alcançada nas férias?

O tempo de fixação do bronzeado varia muito de pessoa para pessoa, e dos cuidados de cada um. Em média, a “cor de verão” costuma desaparecer entre 30 a 60 dias após a exposição solar.

Pensando nisso, reuni algumas dicas que ajudam a manter o bronze por mais tempo:

1 – Esfoliação

Fazer uma esfoliação no corpo todo alguns dias antes de se expor ao sol é benéfico ao bronzeado, uma vez que acelera a renovação da pele e remove as células mortas. Porém, uma vez já adquirido o bronze, a esfoliação não é indicada, pelo mesmo motivo: a renovação acontecerá mais depressa, desbotando o tom moreno.

2 – Exposição solar

Para atingir uma cor dourada e não avermelhada (que descasca rapidamente), o ideal é uma exposição gradual e constante ao sol. Mas, como ninguém quer perder um segundo de praia, uma dica é utilizar um protetor solar com fator de proteção mais alta nos primeiros dias e ir diminuindo o FPS gradativamente. É importante também evitar o sol mais forte, de 12h às 15h, para agredir menos a pele e não descamar.

3 – Evitar banhos quentes

Os banhos com água quente potencializam a agressão e a desidratação da pele, causando descamação. O ideal é tomar banho com água fria. Ela refresca e acalma a pele.

4 – Hidratação

Use e abuse dos cremes hidratantes e dos óleos de banho. No período de exposição solar, o ideal é aplicar creme hidratante logo após o banho de sol e antes de dormir. Cremes à base aloe vera são calmantes e potencializam a hidratação. Tomar bastante líquido também é uma regra de ouro para manter a pele mais hidratada.

5 – Dieta para bronzear

Alimentos ricos em betacaroteno ativam a produção de melanina, auxiliando o bronzeado e a manutenção da cor. Por isso, no verão opte por alimentos como: cenoura, beterraba, tomate, abóbora, mamão papaia, melão, manga, melancia, carambola, nectarina, acerola e pêssego. Os vegetais espinafre, brócolis, couve, chicória e agrião também ajudam.

Também é válido destacar o uso de autobronzeador. Aplicar duas vezes por semana é o suficiente para manter o bronze ativo por bastante tempo. No post anterior, fiz uma seleção dos melhores autobronzeadores do mercado.

SOBRE O AUTOR
Carolina Oliveira

Nascida e criada em Brasília, é advogada pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e especialista em Compliance pelo INSPER – SP. Entusiasta de assuntos relativos a autocuidado e beleza, integra o time Metrópoles com a coluna Que Beleza!

Últimas notícias