metropoles.com

Vasculite: o que é a doença que deixou Ashton Kutcher sem andar

Condição autoimune provoca inflamação nos vasos sanguíneos e pode levar a problemas de saúde muito graves

atualizado

Compartilhar notícia

Open Road Films/Divulgação
ashton kutcher 2
1 de 1 ashton kutcher 2 - Foto: Open Road Films/Divulgação

O ator Ashton Kutcher, de 44 anos, revelou em um programa de televisão dos Estados Unidos que sofre de uma doença autoimune rara. O astro hollywoodiano descobriu o problema há dois anos, quando uma crise o fez perder momentaneamente visão, audição e equilíbrio.

“Tive uma forma estranha e muito rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição e meu equilíbrio”, contou em entrevista à equipe do programa “Running Wild with Bear Grylls: The Challenge”, na segunda-feira (8/8).

As doenças autoimunes são caracterizadas por uma espécie de pane no sistema imunológico, que leva o corpo a produzir anticorpos contra componentes dele mesmo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o organismo confunde suas próprias proteínas com agentes invasores, passando a atacá-las.

No caso das vasculites, o ataque ocorre nos vasos sanguíneos e os sintomas dependem dos vasos atingidos. “A vasculite pode ocorrer em artérias, veias e capilares, os sintomas variam de acordo com o órgão prejudicado pela falta de irrigação sanguínea”, explica a médica Carolina Melo, cirurgiã vascular do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e sócia na clínica Angiotratta.

A especialista acrescenta que as vasculites são doenças raras e de vários tipos. No caso do ator Ashton Kutcher, a médica acredita que ele, provavelmente, apresentou um tipo de vasculite chamado de arterite de células gigantes, também conhecida como arterite temporal. “É uma doença mais prevalente em pessoas acima de 50 anos e os principais sintomas são dores de cabeça, febre e rigidez. Quando envolve as artérias do olho, pode levar à cegueira”, explica Carolina.

As vasculites não têm cura e precisam ser controladas por medicamentos, que evitam recidivas ou o agravamento da doença. “Pacientes com diagnóstico de vasculite devem fazer o acompanhamento regular. Como toda doença autoimune, há períodos de exacerbação e ativação da doença e períodos de remissão, nos quais os pacientes ficam sem sintomas”, explica a angiologista Alane Leite, do Hospital Anchieta de Brasília.

Sintomas

A princípio, os pacientes apresentam sinais inespecíficos como febre, dores, falta de apetite, fraqueza e mal estar. Em seguida, os órgãos alvos da vasculite começam a sofrer com os sintomas localizados. Dependendo de onde ocorrem as inflamações, podem haver lesões renais, pulmonares, acidente vascular cerebral, cegueira e até danos aos membros inferiores que são solucionados apenas com amputações.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia