metropoles.com

Varíola dos macacos: cientistas listam 11 sintomas do atual surto

OMS confirma mais de 5 mil casos ao redor do mundo. Doença pode apresentar sintomas de gripe e dor antes mesmo do surgimento das feridas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Goiás tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde
1 de 1 Goiás tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos, diz Ministério da Saúde - Foto: Reprodução

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o surto atual de varíola dos macacos é responsável por mais de cinco mil diagnósticos no mundo inteiro, sendo que 85% deles acontecem na Europa. No Brasil, o Ministério da Saúde já confirmou 76 casos.

Médicos do Reino Unido – país que já conta quase 700 infectados – explicam que, neste surto, boa parte dos pacientes que procuram as clínicas apresentam sintomas diferentes dos relatados em surtos anteriores na África.

Um estudo que monitorou 54 pacientes infectados com a varíola dos macacos em maio afirma que a maioria das lesões de pele apareceu na região genital, e os indivíduos também tiveram febre e cansaço. Todos os sintomáticos apresentaram algum tipo de lesão na pele. Apenas 18% dos infectados não teve nenhum sintoma antes de ter as feridas típicas da doença.

Até o momento, quase todos os pacientes britânicos tiveram doença leve, e se recuperaram em casa. Apenas cinco precisaram ser internados por dor ou infecção nas feridas.

A médica Ruth Byrne, do Hospital Chelsea & Westminster, afirmou ao The Sun, que um quarto dos pacientes também tinham gonorreia e clamídia.

0

“É possível que vários casos de varíola dos macacos se confundam com ISTs comuns, como herpes e sífilis. É importante que médicos e pacientes estejam cientes dos sintomas para evitar o diagnóstico errado e perder a oportunidade de tratar e prevenir que o vírus se espalhe ainda mais”, explica.

A comunidade científica ainda não tem certeza se a varíola dos macacos é transmitida por via sexual — pesquisadores já encontraram o vírus no sêmen, mas não sabem se ele é capaz de infectar o paciente.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos alertou que muitos pacientes podem perceber irritação nos genitais e ânus, além das bordas da boca. Em caso de infecção, os pacientes também podem sentir dor nessas regiões, inflamação e até dificuldade para liberar as fezes.

Os 11 sintomas mais comuns da varíola dos macacos são:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Dor nas costas;
  • Calafrios;
  • Exaustão;
  • Suor noturno;
  • Sintomas gripais, como congestão e coriza;
  • Inchaço nos linfonodos;
  • Inchaço na virilha;
  • Erupções cutâneas;

Algumas complicações que podem aparecer ainda são baixa no humor, dor severa e conjuntivite.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?