metropoles.com

Fiocruz faz sequenciamento genético do vírus da varíola dos macacos

Sequenciamento genético possibilita estudo de detalhes sobre o comportamento e ação do vírus responsável pela doença

atualizado

Compartilhar notícia

Bymuratdeniz/Getty
varíola dos macacos
1 de 1 varíola dos macacos - Foto: Bymuratdeniz/Getty

Pesquisadores do Laboratório de Enterovírus da Fundação Oswaldo Cruz divulgaram, nessa quarta-feira (29/6), a conclusão do primeiro sequenciamento genético do vírus monkeypox, responsável pela doença conhecida como varíola dos macacos. A técnica permite o detalhamento do DNA do vírus e contribui para mais entendimento a respeito do atual surto, que já chega a quase 5 mil casos pelo mundo e 37 casos no Brasil.

A amostra analisada foi coletada no Rio de Janeiro, a partir do vírus detectado em um dos primeiros casos da doença no estado. Com a análise, foi possível constatar que o vírus pertence ao grupo genético B.1, que é o de maior circulação atualmente e responsável pelo surto que já atingiu mais de 40 países. O procedimento foi conduzido pela Rede Genômica Fiocruz, sob orientação da pesquisadora Paola Resende.

Varíola dos macacos

A disseminação da varíola dos macacos preocupa as autoridades de saúde, mas especialistas reforçam que o problema não é tão grave como a Covid-19, já que a doença não é tão letal, nem tão transmissível quanto a causada pelo Sars-CoV-2.

A infecção foi identificada em humanos pela primeira vez em 1970, no continente africano, e, segundo a OMS, o atual surto provavelmente começou em raves na Europa, já que a maioria dos diagnosticados inicialmente eram homens gays ou bissexuais, na Europa. A transmissão da doença foi atribuída ao contato com lesões em pessoas doentes ou gotículas liberadas durante a respiração de infectados.

0

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?