Vale a pena consumir ovo turbinado com ômega 3, selênio e vitamina E?

Nutricionista tira dúvidas sobre os benefícios e cuidados necessários no consumo do produto enriquecido

atualizado 21/10/2021 16:20

OvosGetty Images

O ovo é um dos alimentos mais ricos, acessíveis e práticos de preparar. Porém, a contribuição nutritiva dele pode ser maior. O processo de ovos enriquecidos com ômega 3, selênio e vitamina E potencializa nutrientes que contribuem para melhorar a saúde e o bem-estar.

Aos serem fabricados, os ovos enriquecidos recebem impressão na casca com identificação e data de validade, além de serem livres de antibióticos.

Apesar dos benefícios, surgem também diversas dúvidas sobre como consumir, quando ou mesmo se existe restrição a esse tipo de alimento. Se você desconhece ou não tem certeza sobre o produto, Milena Cornacini, nutricionista clínica, esportiva e ortomolecular, mestre e doutora em nutrição, responde algumas questões sobre o ovo turbinado.

O que são ovos enriquecidos?

O ovo possui mais de 50 nutrientes, de proteínas e aminoácidos a vitaminas e sais minerais.  No entanto, o ovo enriquecido recebe nutrientes  que “potencializam” os benefícios à saúde.

O que é ômega 3 e qual a sua importância para saúde?

Trata-se de uma gordura poli-insaturada que reduz os níveis de triglicerídeos no sangue e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares. Como não é produzido pelo organismo humano, daí a importância de incluir nas refeições alimentos fontes de ômega 3 (além dos ovos, peixes de águas frias e linhaça).

Como se enriquece um ovo com ômega 3?

O ômega 3 é adicionado na ração das aves, fazendo com que seus ovos fiquem ricos deste nutriente por meio da alimentação. Quando se declara nas embalagens “alto teor” de ômega 3, significa os níveis nutricionais contidos no ovo, pois periodicamente são realizadas análises e acompanhamentos da produção para garantir esse enriquecimento.

Qual deve ser o consumo diário de ômega 3?

De modo geral, a recomendação é de 250 a 500 miligramas de ômega 3 por dia para adultos saudáveis, de acordo com a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. O que equivale a 3,5 ovos com “alto teor” de ômega 3. Mas o seu nutricionista pode indicar a quantidade específica.

Quais os benefícios do selênio e da vitamina E?

Assim como a vitamina E, o selênio é um mineral que combate radicais livres que são formados no organismo. São importantes na prevenção de envelhecimento precoce, doenças degenerativas, Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Qualquer pessoa pode consumir ovos com ômega 3, selênio e vitamina E?

As pessoas podem consumir normalmente, exceto aquelas que possuem intolerância ou alergia a componentes do ovo.

Mais lidas
Últimas notícias