metropoles.com

Vacinação contra gripe alcança 90% da população acima dos 60 anos

Imunização não protege contra o coronavírus mas é importante para desafogar as redes de saúde pública e privada

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação contra gripe posto 612 Sul Ministério da Saúde
1 de 1 Vacinação contra gripe posto 612 Sul Ministério da Saúde - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais de 18,9 milhões de brasileiros acima de 60 anos procuraram os postos de vacinação para serem imunizados contra o vírus influenza até a última segunda-feira (13/04), segundo levantamento do Ministério da Saúde.

O número é o equivalente a 90,66% da população na faixa etária e, portanto, supera a meta dos 90% estipulada pela pasta para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2020. Desde que começou, em 23 de março, 38 milhões de trabalhadores da saúde também foram vacinados, 75,5% da meta.

A segunda fase da campanha começa nesta quinta-feira (16/04), quando serão vacinados policias civis e militares; bombeiros; doentes crônicos; profissionais de categorias que estão mais expostas ao vírus como motoristas de transporte coletivo, caminhoneiros e trabalhadores portuários; os povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O Ministério da Saúde recomenda que os profissionais das categorias consideradas essenciais levem consigo algum documento que comprove a função realizada como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação para as categorias C ou E.

A imunização não protege contra o novo coronavírus, mas é considerada importante para desafogar as redes de saúde pública e privada neste momento de epidemia. Também evita que as pessoas apresentem as duas doenças ao mesmo tempo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?