metropoles.com

Vacina contra Covid-19 com 50% de eficácia ajuda, afirma OMS

Cientista-chefe da agência internacional admitiu que, em um primeiro momento, controle da epidemia exige medidas combinadas

atualizado

Compartilhar notícia

Youngvet/Getty Images
ampolas de vacina
1 de 1 ampolas de vacina - Foto: Youngvet/Getty Images

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou, em entrevista coletiva nesta segunda (21/9), que uma vacina contra a Covid-19 com até 50% de eficácia será importante para ajudar a conter a pandemia iniciada pelo novo coronavírus.

No caso da fórmula não atingir 100% de eficácia, ela poderá ser usada pelos países de maneira estratégica. “Seriam dois cenários: uma vacina a ser usada como prevenção e outra a ser usada em surtos”, disse Swaminathan.

“Precisamos de um pacote de intervenções para que a pandemia seja controlada, incluindo o lado da prevenção, dos tratamentos e dos diagnósticos”, alertou a médica.

Mais de 200 vacinas estão sendo testadas contra o coronavírus, sendo que nove fazem parte do portfólio da aliança global Covax, que garantirá a compra e distribuição da vacina contra a Covid-19 aos países membros.

O CEO da Vaccine Alliance, órgão que lidera a iniciativa Covax junto com a OMS, Seth Berkley, explicou que, nos próximos dias, os países membros assinarão os acordos para a compra. Segundo o CEO, o número de adesões à iniciativa foi menor do que o anunciado anteriormente.

Até 14/09, cerca de 170 países haviam declarado interesse em entrar para a Covax, entre eles, o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?