metropoles.com

Usuários de maconha se exercitam tanto quanto não fumantes, diz estudo

Cientistas acompanharam dados de 20.745 americanos sobre a prática de atividades físicas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Pixabay
Folhas da maconha
1 de 1 Folhas da maconha - Foto: Reprodução / Pixabay

Um estudo feito com dados coletados por duas décadas, analisados por cientistas da Universidade de Miami e do Instituto Brookings, ambos nos Estados Unidos, concluiu que os usuários de maconha se exercitam tanto quanto os não fumantes.

Os cientistas analisaram dados de 20.745 americanos, coletados entre os anos de 1994 e 2018, através de pesquisas que acompanharam os voluntários desde a adolescência, durante a fase escolar, até a idade adulta.

Eles compararam a frequência com que os participantes usaram maconha no mês anterior com a frequência com que praticaram exercícios na semana anterior. Não foi levado em consideração a intensidade da atividade nem a dose ou o tipo da maconha consumida.

A conclusão foi de que o uso da droga não está significativamente relacionado à prática de exercícios. Segundo os autores do estudo, as respostas contrariam a crença popular de que os usuários de maconha têm menos probabilidade de serem ativos. “Na verdade, as únicas estimativas significativas sugerem um resultado positivo, mesmo entre usuários mais pesados ​​durante os últimos 30 dias”.

“As alegações de que a legalização da maconha levará os indivíduos a se tornarem mais sedentários, menos ativos e, portanto, menos saudáveis ​​não são corroboradas por nossos achados empíricos”, concluem no artigo publicado em 9 de março, na Preventative Medicine.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?